Paulus Gerdes nasceu holandês mas
o principal do seu trabalho foi realizado em África e, em particular, em Moçambique.
Do seu livro «Etnomatemática»: a etnomatemática “é o campo que estuda ideias matemáticas nos seus contextos
histórico-culturais”.
“A produção de conhecimentos
matemáticos ocorre em todas as culturas humanas. Esse é um dos elementos
constitutivos do paradigma da etnomatemática enquanto campo de pesquisa que
emergiu entre os matemáticos e educadores, desde o fim dos anos 1970.”
“Cada povo – cada cultura e sub
cultura – desenvolve a sua própria matemática, de certa maneira específica. (…).
Enquanto produto cultural, a matemática tem uma história, ou melhor, tem várias
histórias. Sob certas condições culturais, sociais e económicas, emergiu e se
desenvolveu de determinada maneira. Sob outras condições, seguiu outras
direcções. Em outras palavras, o desenvolvimento da matemática não é unilinear.”
“O pensamento matemático só é
inteligível ao adoptarmos uma perspectiva intercultural.”
(Fonte: Gerdes, 2007; pp. 42-43)
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