“Ora bem, a personagem principal
da História do Cerco de Lisboa é um
revisor de imprensa. É aquilo a que eu chamo o «conservador por excelência». Quer dizer, é o tipo de pessoa que tem
de respeitar o que está escrito. Tem de respeitar o documento, e a autoridade
que está nele implícita. Não pode alterar nada, e não deve alterar nada: pelo
contrário, deve corrigir erros.” (José Saramago, folheto de 2017)
BANDA DESENHADA, CARTOONS, ILUSTRAÇÕES
Afonso (Luís), 2018
Bartoon, Público, 31 de Janeiro
[mensagem «0103»]
Afonso (Luís), 2020
Bartoon, Público, 17 de Março
[mensagem «0220»]
Afonso (Luís), 2023
Bartoon, Público, 21 de Agosto
[mensagem «0326»]
Caprioli
(Franco), ilustrando uma obra de Verne
(Júlio), 1983
A Ilha Misteriosa, volume I. Lisboa: Editorial
Pública
[mensagem «0231»]
Harris (Sidney),
1992
Quoi! C`est ça, le Big Bang? Paris: Éditions du Seuil
[mensagem «0156»]
Sampaio
(Cristina), 2019
Desalinho, Público, 21 de Julho
[mensagem «0186»]
Thomé (Otto Wilhelm), 1885
[mensagem «0110»]
CATÁLOGOS
Archäologisches Museum Frankfurt, 2009
Die letzten
Wikinger. Der Teppich von Bayeux und die Archäologie / Les derniers Vikings. La
Tapisserie de Bayeux et l`archéologie. Frankfurt am Main: Archäologisches Museum
[mensagem «0235»]
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de
Lisboa & Museu da Cidade da
Câmara Municipal de Lisboa, 2004
Pedras que Jogam (versão em CD-ROM
da exposição com este nome, acessível através da página «Outros Documentos»
deste blogue)
[mensagens «0037», «0055», «0159», «0171» e «0278»]
Giudiceandrea (Federico), direcção, 2017
M. C. Escher.
Lisboa: Arthemisia
[mensagem «0096»
Imprensa Nacional Casa
da Moeda, 1978
Catálogo de Tipos, Lisboa, 1978
[mensagem «0313»]
Museu Berardo
Estremoz, 2020
800 Anos de História do Azulejo / 800 Años de Historia
del Azulejo. Estremoz (em suporte PDF)
[mensagens «0233», «0292» e «0293»]
Torres (Cláudio), 1987
Cerâmica Islâmica Portuguesa. Mértola: Campo
Arqueológico de Mértola [mensagem «0190»]
CDs
João Gil, Jorge Palma, Rui Veloso, Tim e Vitorino (vozes e instrumentos), João Gil (música) e João
Monge (letra), 1996
Rio Grande
[mensagem «0163»]
Sérgio Godinho, 2004
Setenta e Um – Oitenta e Seis - O melhor de Sérgio
Godinho
[mensagem «0223»]
CONFERÊNCIASS
Bebiano (Rui),
2019Usos do Passado, Memória e Património Cultural. Em: Conferência Internacional (Torre do Tombo, Lisboa, 25 a 27 de
Novembro)
[mensagem «0302»]
FILMES, DOCUMENTÁRIOS, VÍDEOS
Bergman (Ingmar),
realizador e argumentista, 1957
Det sjunde
inseglet (The
seventh seal / O último selo)
[mensagem «0164»]
Brown (Matt), realizador e
argumentista, 2016
The Man Who Knew Infinity (O Homem que Viu o
Infinito)
[mensagem «0002»]
Esteves (Pedro),
2021
Os últimos 40 anos na educação vistos por um
professor (conversa com sócios e amigos do Centro de
Arqueologia de Almada): https://youtu.be/wINuV7mlNy4
Pinheiro (Paula
Moura), 2017
Visita Guiada, Museu da Ciência de Coimbra,
transmitida pela RTP2 em 17 de Abril
[mensagem «0242»]
Pizzato
(Priscilla), data desconhecida
[mensagem «0289»]
Resnais (Alain),
realizador, 1961
L`année dernière
à Marienbad (O último ano em Marienbad)
[mensagem «0164»]
Schrader (Maria), realizadora e um dos argumentistas, 2016
Stefan Zweig – Farewell to Europe (Stefan Zweig – Adeus, Europa)
[mensagem «0027»]
FOLHETOS
Carvalho (Ana
Cristina); Pinto (Helena Silva),
1991)
Triângulo do Lenhador. Lisboa: Direcção dos Serviços de Informação e Educação Ambiental /
Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (policopiado)
Ecomuseu Municipal do
Seixal, sem data
Moinho de Maré de Corroios
[mensagem «0305»]
Ferrão (José Mendes), 2017
As Plantas na Primeira Globalização
(apoio à exposição na Estufa Fria, em Lisboa)
[mensagem «0065»]
Meco (José), 2017
Jun Shiratsu. A Viagem da Camélia (apoio
à exposição na Galeria Ratton, em Lisboa)
[mensagem «0053»]
Ransom (Peter), sem data
Le Baculum (texto
fotocopiado)
[mensagem «0236»]
Saramago (José),
2017
História do Cerco de Lisboa, folheto sobre a peça de
teatro, onde é citada «A Estátua e a Pedra»
[página «Fontes»]
Xavier (Hernâni do Amaral), sem data
Instrumentos Náuticos do tempo
dos Descobrimentos (texto
policopiado, sem numeração de páginas)
[mensagem «0237»]
JORNAIS
Aires (Sérgio), entrevistado por Pereira (Ana Cristina), 2018
«A pobreza e a desigualdade vão
fazer explodir os paióis». Em: Público,
16 de Setembro (pp. 10-11)
[mensagem «0294»]
Almeida (A. Betâmio de), 2011
A “tecnologia” é também uma
palavra. Em: Público, 3 de
Setembro (p. 9)
[mensagem «0291»]
Barata (Clara),
2022
Biodiversidade:
“A responsabilidade de preservar é global, a propriedade é local. Em: Público, 21 de
Dezembro de 2022 (pp. 24 e 25)
[mensagem «0339»]
Barreto (António),
2019
O interior e os seus mitos. Em: Público, 3 de Fevereiro (suplemento «P2», p. 3
[mensagem «0238»]
Belanciano (Vítor), 2020 (?)
O mundo da obsolescência
programada. Em: Público, 5 de
Setembro (suplemento «P2», p. 2)
[mensagem «0324»]
Boaventura (Inês),
2009
Moinho com 600 anos
reabriu ontem mas só produzirá farinha em 2010. Em: Público, 12 de Setembro (p. 20)
[mensagem «0305»]
Broca
(Sébastien), 2020
O digital trabalha a carvão. Em: Le Monde Diplomatique, IIª série, nº 161, Março (pp.
32-33)
[mensagens «0238» e «0244»]
Cabral (Ivam), entrevistado por Pinto (Mariana Correia), 2019
“A grande revolução é uma mesa na rua”. Em: Público, 6 de Outubro (p. 19 do suplemento «P2»)
[mensagens «0193» e «0197»]
Coentrão
(Abel), 2019
Hoje é Dia da Terra. Mas não há
tempo para festejar. Em: Público,
22 de Abril (pp. 2-3)
[mensagem «0275»]
Damásio
(António), entrevistado por Lucas (Isabel),
2017
«Quando me perguntam qual é o maior cientista de sempre,
respondo: na minha área, é Shakespeare». Em:
Público, 5 de Novembro (pp. 6-9 do suplemento «P2»)
[mensagem «0083»]
Damásio
(António), entrevistado por Pedro Rios, 2020
«António Damásio: “Há uma grande distribuição de generosidade,
paciência e calma nos portugueses”». Em:
Público, 29 de Novembro (pp. 8 a 11 do suplemento «P2»)
[mensagem «0270»]
Fernandes
(Jorge Almeida), 2020
Efeito colateral do coronavírus: o
regresso do Estado. Em: Público,
21 de Março (p. 19)
[mensagem «0215»]
Freitas
(Andreia Cunha), 2021
Um dos mais antigos instrumentos de sopro é um búzio com 18
mil anos. Em: Público, 12 de
Fevereiro (p. 30)
[mensagem «0260»]
Guimarães (Maria João), 2021
A pandemia deixou expostas, e
aumentou, todas as desigualdades. Em:
Público, 5 de Março (pp. 34-35)
[mensagem «0294»]
Guinote (Paulo), 2023
Meio cheio ou meio vazio? Em: Jornal de Letras, nº 1378, de 26 de Julho a 8 de Agosto
de 2023 (Educação, p. 6)
[mensagem «0323»]
Henriques (Joana
Gorjão), 2018
Quantos estrangeiros deve ter uma escola? Até 20 %. Em: Público, 27 de Março (pp. 14-15)
[mensagem «0113»]
Holt-Gimenez (Eric),
entrevistado por Silva (Ana Rute), 2015
“A ironia trágica é ter 70% dos agricultores do mundo com
fome”. Em: Público, 16 de
Novembro (p. 22)
[mensagem «0157»]
Llosa (Vargas), entrevistado
telefonicamente por Faria (Natália),
2014
Os heróis discretos são a grande reserva moral de um país. Em: Público, 26 de Julho (pp.
24-25)
[mensagem «0076»]
Usain Bolt fura o tecto dos 100m com 9,58 s. Em: Público, 17 de Agosto (p. 34)
[mensagem «0068»]
Lusa & Reuters, 2018
Pelo terceiro ano consecutivo, há mais gente com fome no
mundo. Em: Público, 12 de
Setembro (p. 27)
[mensagem «0157»]
Malheiros (José
Vítor), 2014
A urgência da justiça. Em:
Público, 24 de Junho (p. 45)
[mensagem «0154»]
Marcolini (Barbara), 2009
Flauta pré-histórica.
Mais antigo instrumento musical
fabricado pelo homem encontrado até hoje tem cerca de 35 mil anos. Em: Ciência Hoje on-line
“Mari condensa toda a Mesopotâmia
e imaginá-la destruída é muito triste”. Em:
Público, 3 de Maio (pp. 10-13)
[mensagem «0045»]
Moreira
(Cristiana Faria), 2018
A Terra está a tremer nos Açores
e não se sabe quando vai parar. Em:
Público, 13 de Fevereiro (pp. 26-27)
[mensagem «0106»]
Pacheco (Nuno), 2023
Um longo adeus ao século XX no ano 22 do XXI. Em: Público, 5 de Janeiro (p. 10)
[mensagem «0302»]
Pereira (Ana
Cristina), 2019
Há 50 mil chumbos no básico e Governo quer reduzi-los ao
mínimo. Em: Público, de 3 de
Novembro (pp. 2 e 4)
[mensagem «0197»]
Pires (Maria
João), entrevistada por Ferreira (Diana), 2019
Maria João Pires: «O
estrelato é muito mais perigoso do que pensamos». Em: Público, 27 de Janeiro (pp. 22-24)
[mensagem «0160»]
Público, 2018
Ranking Público. Suplemento do Público,
3 de Fevereiro
[mensagem «0104»]
Rodrigues (Tiago
Brandão), em entrevista a Pereira
(Ana Cristina), 2019
Ministro da Educação quer «redobrada atenção à
diversidade nas escolas e territórios. Em:
Público, de 3 de Novembro (p. 4)
[mensagem «0197»]
Santana (Maria José),
2008)
Faróis de Portugal. Em: Público, 16 de Agosto (suplemento
«Fugas»)
[mensagem «0199»]
Santos
(Boaventura de Sousa), 2020
Vírus: tudo o
que é sólido se desfaz no ar. Em: Público,
18 de Março (p. 24)
[mensagem «0214»]
Serafim (Teresa),
2017
Como seriam as primeiras flores
da Terra? Em: Público, 4 de
Agosto (p. 36)
[mensagens «0128» e «0143»]
Serafim (Teresa),
2017 (b)
Segundo aviso dos cientistas à humanidade: continuamos a
destruir a Terra. Em: Público,
14 de Novembro (p. 31)
[mensagens «0239» e «0334»]
Serafim (Teresa),
2021
Há
um padrão universal na forma como as pessoas viajam nas cidades. Em: Público, 27 de Maio (p. 35)
[mensagem «0279»]
Silva (Cândida
Santos), 2005
Viagem ao interior do Farol do Cabo Espichel. Em: Expresso,
3 de Setembro (pp. 6-7 de um dos suplementos)
[mensagem «0199»]
Silva (Jaime
Carvalho e), 2024
Matemática e Democracia. Em: Observador,
14 de Junho (consultável em https://observador.pt/opiniao/matematica-e-democracia/)
[mensagem «0346»]
Silva (Raquel
Dias da), 2017
O ouro das estrelas foi parar ao manto da Terra. Em: Público, 8 de Dezembro (p. 31)
[mensagem «0092»]
Silva
(Samuel), 2017
O mais difícil na
«reforma» em curso é envolver os professores. Em: Público, 16 de Dezembro (pp.
18-19)
[mensagem «0093»]
Silva (Samuel),
2019
Directores têm influência decisiva na motivação dos
professores. Em: Público, de 4 de
Novembro (p. 16)
[mensagem «0197»]
Paukenschlag zu Reggae-Rhythmen. Em: Frankfurter Rundschau, 2 de
Junho (suplemento «Sport», p. 16)
[mensagem «0068»]``
Suvin
(Darko), entrevisto por Francisco Belard, 1983Darko Suvin: «a ficção científica
fala de nós, não dos extraterrestres». Em:
Expresso, 30 de Abril (pp. 23-24 R)
[mensagem «0311»]
Tavares (Gonçalo M.), 2013
Sobre os
tempos. Em: Público, 3
de Janeiro (pp. 8-9)
[mensagem «0212»]
Tavares (Rui),
2018
Uma aliança pela comunidade do mundo. Em: Público, 3 de Dezembro (p. 48)
[mensagem «0154»]
Tavares (Rui),
201)
Precisamos de megamilionários? Em: Público, 1 de Fevereiro
(p. 52)
[mensagem «0161»]
Väätäinen (Eero), citado por Descamps (P.), 2013
Na Finlândia, a busca de uma
escola igualitária. Em: Le Monde
Diplomatique, edição portuguesa, IIª série, nº 75 (pp. 29-31)
[mensagem «0007»; página «Currículo»]
Välijärvi (Jouni), citado por Gomes (Catarina), 2011
Os finlandeses querem que os filhos sejam
professores. Em: Público,
1 de Maio (p. 10)
[mensagem «0007»; página «Currículo»]
Veloso (Barros),
2020
A
crise do Serviço Nacional de Saúde. Em:
Público, 24 de Fevereiro (p. 15)
[mensagem «0212»]
Viana (Clara), 2016
Testes
de Matemática puseram à prova sucessivos governos. E desta vez correu bem. Em: Público, 30 de Novembro (pp.
2-3)
[mensagem «0007»]
Viana (Clara),
2017
Dois terços dos que
chumbam no 7.º ano têm negativas a mais de metade das disciplinas. Em: Público, 10 de Novembro (pp.
14-15)
[mensagem «0084»]
Viana (Clara),
2017 (b)
Maus resultados nas
competências de leitura no 4.º ano: a culpa é dos currículos ou dos
professores? Em: Público, 6 de
Dezembro (pp. 12-13
[mensagem «0091»]
Viana (Clara),
2018 (a)
Ensino profissional perde um terço dos seus alunos mais
frágeis. Em: Público, 14 de Agosto (p. 10)
[mensagem «0139»]
Viana (Clara),
2018 (b)
Acabam tempos mínimos a Português e Matemática para alunos
mais fracos. Em: Público, 18 de Agosto (p. 13)
[mensagem «0139»]
Viana (Clara),
2020
No teatro, como nas aulas, esta escola é uma ferida aberta. Em: Público, 19 de Janeiro (p. 14)
[mensagem «0208»]
Viana (Clara) e Silva
(Samuel), 2016
Portugal
é dos países onde mais alunos pobres conseguem bons resultados. Em: Público, 7 de Dezembro (pp.
2-3)
[mensagem «0007»]
Vicente (Manuel), entrevistado, 2011
“Hoje a arquitectura é muito
igual: é tudo a mesma coisa!” Em: Público,
29 de Julho (caderno «Ipsilon», pp. 27-30)
[mensagens «0005» e «0014»]
Wulf (Andrea), entrevistada por Ferreira (Nicolau), 2016
Andrea Wulf: “Há 200 anos,
Humboldt avisou que iríamos destruir a natureza”. Em: Público, 20 de Junho (pp. 22-23)
[mensagem «0017»]
LIVROS
Albuquerque
(Teresa Olga) e Carvalho (Raúl
Fernando), 1990
Dicionário Elementar – Matemática. Lisboa: Texto
Editora
[mensagem «0214»]
Ambrósio (Ubiratan d`), 1986
Da realidade à ação. São Paulo: Summus Editorial
[mensagem «0101»]
Arendt (Hannah), 2000
A Crise na Educação. Em:
Olga Pombo (selecção): Quatro Textos
Excêntricos (pp. 21-53). Relógio D`Água, Lisboa
[mensagem «0247»]
Asimov (Isaac),
1986
Cambio! 71 visiones del futuro. Madrid: Alianza
Editorial
[mensagem «0328»]
Atkins (Peter), 2007
O Dedo de Galileu. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0128»]
Attenborough
(David), 2020
Uma Vida no Nosso Planeta. Lisboa: Temas e Debates
[mensagens «0259» e «0267»]
Bakouline (P.); Kononovitch (E.); Moroz (V.), (1975)
Astronomie Générale. Moscovo: Éditions Mir
[mensagem «0078»]
Bergreen
(Laurence), 2014
Cristóvão Colombo. Lisboa: Bertrand
[mensagem «0237»]
Bernardi
(Bernardo), 1992
Introdução aos estudos etno-antropológicos. Lisboa: Edições 70
Bingre (Pedro), Aguiar (Carlos), Espírito-Santo (Dalila), Arsénio
(Pedro) e Monteiro-Henriques
(Tiago), coordenadores científicos, 2007
Guia de Campo. As árvores e os arbustos de Portugal continental. Lisboa: Jornal Público / Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento / Liga para a Protecção da Natureza
[mensagens «0025», «0028», «0095», «0158», «0162», «0249» e «0342»]
Bolt (Brian), 1991
Actividades
Matemáticas. Lisboa: Gradiva (nº 7 da colecção «O Prazer da Matemática»)
[mensagem «0230»]
Brannen (Peter),
2019
Os Fins do Mundo. Lisboa: Bizâncio
[mensagem «0181»]
Brotton (Jerry),
2019
História do Mundo em 12 Mapas. Lisboa: Edições 70
[mensagens «0209», «0211» e «0224»]
Bruner (Jerome), 2000
Cultura
da Educação. Lisboa: Edições 70
[mensagens
«0003», «0006», «0009», «0012» e «0202»]
Bryson (Bill), 2004
Breve
história de quase tudo. Lisboa: Quetzal
[mensagens «0224» e «0255»]
Buescu (Jorge),
2014
Primos Gémeos, Triângulos Curvos. Lisboa: Gradiva
[mensagens «0270» e «0298»]
Caillois (Roger), 1990
Os Jogos e os Homens. Lisboa: Edições Cotovia
[mensagem «0126»]
Calvino (Italo), 2006
As Cidades Invisíveis. Lisboa: Editorial Teorema
[mensagem «0262»]
Carvalho (A. M. Galopim de), 2007
Como Bola
Colorida. Lisboa: Âncora
[mensagem «0128»]
Chang (Ha-Joon), 2013
As Nações Hipócritas. Lisboa: Clube do Autor
[mensagens «0080» e «0238»]
Cintra (Luís
Miguel), 2020
Luís Miguel Cintra: O Cinema. Lisboa: Edições da Cinemateca
[mensagem «0331»]
Criton (Michel), 1997
Les Jeux Mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France
[mensagens «0013» e «0327»]
Coppens (Yves), entrevistado
por Simonnet (Dominique), 2006
O Homem. Em: A Mais Bela História do Mundo (pp. 95-141 e 133-136). Lisboa: Gradiva
[mensagem «0128»]
Costa (Miguel
Reimão), Correia (José Eduardo
Horta), Tojal (Alexandre) e Prista (Pedro), texto, e Palma (Filipe), fotografia, 2020
Platibandas do Algarve. Lisboa: Argumentum
Coxford, Jr. (Arthur F.); Burks (Linda);
Giamati (Claudia); Jonik (Joyce), 1993
Geometria
a partir de múltiplas perspectivas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática
[mensagens «0119», «0123» e «0233»]
Ganteführer-Trier
(Anne), 2005
Cubismo. Lisboa: Taschen & Público
[mensagem «0338»]
Cundy (H. Martyn) e Rollett (A. P.), 1989
Mathematical
Models. Norfolk: Tarquin
Publications
[mensagem «0272»]
Cunha (Neiva
Vieira da), organizadora, 2006
Histórias de favelas da Grande Tijuca contadas por quem
faz parte delas. Projeto Condutores(as) de Memória. Rio de Janeiro: Instituto
Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas [disponível em www.ibase.br]
[mensagem «0189»]
Damásio
(António), 2017)
A Estranha Ordem das Coisas. Lisboa: Círculo de
Leitores
[mensagem «0250»]
Dartnell (Lewis),
2019
Origens. Lisboa: Planeta
[mensagem «0244»]
Delft (Pieter van) & Botermans (Jack), 1997
Denk Spiele der Welt. München: Fertigsatz
[mensagens «0022», «0248» e «0295»]
Droit (Roger-Pol), 2011
Voltar a Ler os Clássicos.
Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0054»]
Earth Science Curriculum Project & Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino
de Ciências (1973, 1º volume; 1976, 2º volume)
Investigando a Terra; versão brasileira. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil
[mensagens
«0001» e «0014»]
Elffers (Joost) e Schuyt (Michael), 1977
Du
Mont`s neues Tangram. Köln: Du Mont Buchverlag
[mensagem «0183»]
Esteves (Pedro), 1998
Ensinar Matemática em Subúrbia. Lisboa: APM. Tese de mestrado apresentada na Universidade
Nova de Lisboa
[mensagem «0081»]
Fara (Patricia), 2013
Ciência: 4000 anos de História.
Lisboa: Livros Horizonte
[mensagens «0017» e «0211»]
Ferro (Inês),
2015
Palácio Nacional de Sintra. Londres: Scala Arts &
Heritage Publishers
[mensagens «0141» e «0142»]
Föhl (Thomas)
& outros, 1999
The Bauhaus-Museum. Munique e Berlim: Deutsher
Kunsteverlag
[mensagem «0168»]
Fonseca-Statter
(Guilherme). 2011
O Preço das Coisas. Lisboa: Página a Página
[mensagem «0206»]
França (José-Augusto), 2010
O Retrato na Arte Portuguesa.
Lisboa: Livros Horizonte
[mensagem «0038»]
Freire (Paulo),
1975
Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento
[mensagem «0125»]
Gago (José
Mariano), 1978
Homens
e Ofícios. Genebra: Grupo Português da Université Ouvrière
de Genève
[mensagem «0305»]
Gardner (Martin), 1991
Matemática, Magia e Mistério.
Lisboa: Gradiva
[mensagens «0005», «0008», «0018», «0019», «0026», «0033», «0039», «0086», «0099», «0266» e «0282»]
Geertz
(Clifford), 1998
O Saber Local. Petrópolis: Editorial Vozes
[mensagem «0150»]
Gerdes (Paulus), 2003
Viver a Matemática. Desenhos
de Angola. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus
[mensagem «0034»]
Gerdes (Paulus), 2007
Etnomatemática. Reflexões
sobre Matemática e Diversidade Cultural. Ribeirão: Edições Húmus
[mensagens «0010» e «0014»]
Gould (Stephen
Jay), 1995
A Vida é Bela. Lisboa: Gradiva Publicações
[mensagem «0150»]
Guedj (Denis), 1988
A Meridiana. Lisboa:
Gradiva
[mensagens «0030» e «0225»]
Guerra (Franklin), 1995
História da
Engenharia em Portugal. Porto: edição do autor
[mensagem «0232»]
Guerreiro
(Joaquim), coordenador, 2021
Nave do Barão, memória e identidade. Loulé:
Associação «Os Barões», Biblioteca Maria da Conceição Guerreiro
[mensagem «0329»]
Guillen (Michael), 1987
Pontes para o Infinito.
Lisboa: Gradiva Publicações
[mensagens «0068», «0145», «0194» e «0271»]
Guik (E.),
1989
Jogos Lógicos. Moscovo: Editora MIR
[mensagem «0354»]
Guzmán (Miguel de),
1991
Contos com Contas. Lisboa: Gradiva Publicações
[mensagem «0248»]
Harari (Yuval Noah), 2016 (3ª edição)
Sapiens. História Breve da Humanidade.
Amadora: Vogais
[mensagens «0089» e «0094»]
Harari (Yuval Noah), 2018 (8ª edição)Homo Deus. História Breve do
Amanhã. Amadora: 20 / 20 Editora
[mensagens «0270» e «0302»]
Hawking (Stephen W.), 2020
Buracos Negros. Lisboa: Bertrand
[mensagem «0302»]
Hobsbawm (Eric), 1990
A Era do Império. 1875-1914. Lisboa: Presença
[mensagem «0302»]
Hublin (Jean-Jacques); Seytre (Bernard), 2009
No tempo em que outros homens viviam na Terra. Mem Martins: Europa-América
[mensagem «0128»]
Illich (Ivan), 1984
Une société sans école. Paris: Seuil
[página «Currículo»]
Isaacson
(Walter), 2019
Leonardo
da Vinci. Lisboa: Porto Editora
[mensagem «0222»]
Kaku (Michio), 2018
O Futuro da
Humanidade. Lisboa: Bizâncio
[mensagens «0244» e «0270»]
Klingsöhr-Leroy
(Cathrin), 2005
Surrealismo. Köln: Taschen
[mensagem «0059»]
Kordemsky
(Boris), 1978
The Moscow Puzzles. Harmonsdsworth: Penguin Books
[mensagem «0254»]
Latouche (Serge), 2011
Pequeno Tratado do
Decrescimento Sereno. Lisboa: Edições 70
[mensagem «0238»]
Lima (Manuel), 2017
Plantas Silvestres do Concelho
de Almada. Edição do autor
[mensagem «0162»]
Uma História do Mundo em 100 Objetos. Lisboa: Círculo
de Leitores
[mensagens «0036», «0042», «0045», «0046», «0048», «0049», «0052», «0098», «0246» e «0285»]
Mancuso
(Stefano), 2019
A Revolução das Plantas. Lisboa: Pergaminho
[mensagens «0185» e «0187»]
Manguel (Alberto), 2011
A Cidade das Palavras. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0302»]
Matos (Luís de),
2016
Livro dos Segredos. Porto: Porto Editora
[mensagens «0138», «0149» e «0152»]
Mazoyer (Marcel), entrevistado por Girardon (Jacques), 2000
A invasão humana. Em: A mais bela história das plantas
(pp. 81-138). Porto: ASA
[mensagens «0042» e «0045»]
Museu Nacional do Azulejo, 2007
João Miguel dos Santos Simões. 1907-1972. Lisboa: Museu Nacional do
Azulejo. Catálogo de exposição
[mensagem «0024»]
Neto (João Pedro)
e Silva (Jorge Nuno), 2004
Jogos Matemáticos. Jogos Abstractos. Lisboa: Gradiva
[mensagens «0079» e «0298»]
Neto (João Pedro) e Silva (Jorge Nuno), 2006
Jogos. Histórias de Família.
Lisboa: Gradiva
[mensagem «0171»]
Neves
(António), concepção e coordenação, 2018
Exposição
«Pesos e Medidas em Portugal». Caparica;
Instituto Português da Qualidade
[mensagem «0165»]
Osserman (Robert), 1996
Poesia do Universo. Lisboa: Difusão Cultural
[mensagem «0224»]
Pacheco (José Augusto),1996)
Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora
[mensagens «0201» e «0344»]
Pachman (Ludek) e
Kühnmund (Vas I.), 1982
Ajedrez y computadoras. Barcelona: Ediciones Martinez
Roca
[mensagem «0243»]
Page (Martin), 2008)
A Primeira
Aldeia Global. Cruz Quebrada: Casa das Letras
[mensagem «0164»]
Pappas (Theoni), 1989
Joy of Mathematics. San Carlos: Wide World Publishing
/ Tetra
[mensagens «0204», «0229» e «0296»]
Pappas (Theoni), 1991
More Joy of
Mathematics. San
Carlos: Wide World Publishing / Tetra
[mensagens «0198» e «0296»]
Passos
(John dos), 2017
Portugal. Uma história de conquista. Três séculos de
grandes explorações e descobertas. Lisboa: Clube do Autor
[mensagem
«0127»]
Pelt
(Jean-Marie), entrevistado por Girardon
(Jacques), 2000
A odisseia selvagem. Em:
A mais bela história das plantas (pp. 13-79). Porto: ASA Editores
[mensagens «0025» e «0128»]
Pelt
(Jean-Marie); Cuny (Jean-Pierre),
sem data
A prodigiosa Aventura das Plantas. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0088»]
Popper (Karl), debate com K. Lorenz, 1990
O Futuro está
aberto. Lisboa Editorial: Fragmentos
[mensagens «0077», «0087» e «0247»; página «Currículo»]
Rees (Martin), 2021
Sobre o Futuro. Porto
Salvo: Desassossego
[mensagem «0305»]
Reis (António
Estácio dos), 1992
Instrumentos Náuticos. Em:
Instrumentos Náuticos dos Descobrimentos
(4 selos emitidos em 9 de Maio). Lisboa: CTT
[mensagem «0237»]
Reis (António Estácio dos), 1996
Medir Estrelas. Lisboa: CTT
[mensagem «0236»]
Sá (António), Almiro (João), Cavaleiro (João), Reis (Luís),
Abreu (Margarida) e Zenhas (Maria da Graça), 2004
Jogos do Mundo. Lisboa: Associação de Professores de
Matemática
[mensagens «0159» e «0171»]
Sagan (Carl), 1984
Cosmos. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0231»]
Sandel (Michael J.), 2022
A Tirania
do Mérito. Lisboa: Presença
[mensagem «0307»]
Santos (Boaventura de Sousa), 2002 (2ª edição)
A crítica da razão indolente:
contra o desperdício da experiência (volume I de «Para um novo senso
comum. A ciência, o direito e a política na transição paradigmática»). Porto:
Afrontamento
[mensagens «0057» e «0085»; página «Currículo»]
Santos (Carlos Pereira dos), Neto
(João Pedro) e Silva (Jorge Nuno), 2007
Livro Al-Kwarizmi + Alquerque,
nº 9 da colecção «Jogos com História». Lisboa: Associação Ludus; Museu de
Ciência da Universidade de Lisboa; Centro de História das Ciências da
Universidade de Lisboa; Sociedade Portuguesa de Matemática
[mensagem «0159»]
Santos (João
dos), em conversa com Monteiro (J. S.); 1989
Se não sabe, porque é que pergunta? Lisboa: Assírio e Alvim
[mensagem «0112»; página «Currículo»]
Saporiti (Teresa),
1998
Azulejos Portugueses. Padrões do Século XX. Lisboa:
sem referência a editora. Edição bilingue (português e inglês)
[mensagens «0011» e «0014»]
Saramago (José), 2014
Grandes Entrevistas da História. 1991-2006. Em:
Expresso, republicação da entrevista original feita em 2 de Novembro de 1991
[mensagem «0302»]
Silva (Libório
Manuel), fotografia, e Carvalho
(Rosário Salema), coordenadora científica, 2018
Azulejo - o que é / what is. V. N. de Famalicão:
Centro Atlântico
[mensagem «0205»]
Silva (Jorge Nuno
da), 2017
Geometria a seus pés: a Calçada. Em: Debaixo dos Nossos Pés (pp.
58-61). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa
[mensagem «0061»]
Singh (Simon),
2001
O Livro dos Códigos. Lisboa: Temas e Debates
[mensagem «0184»]
Soares (Lígia) e Duarte (Sara), 2020
Professar. Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda
Quando Eu Disser
[mensagens «0210» e «0212»]
Steinbeck (John),
2021
As Vinhas da Ira. Porto: Porto Editora
[mensagem «0289»]
Steiner (George),
2016
Fragmentos (Um Pouco Queimados). Lisboa: Relógio
D`Àgua
[mensagem «0023»]
Stewart (Ian), 1995
Os Problemas da Matemática. Lisboa: Gradiva
[página «Matemática»]
Struik (Dirk), 1989
História
Concisa das Matemáticas. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0229»]
Suetónio, 2007
Os Doze Césares. Lisboa: Biblioteca Editores Independentes
[mensagem «0235»]
Svensson (Lars),
texto e mapas, Mullarney (Killian) e
Zetterström (Dan), ilustrações e
legendas, 2012
Guia de Aves – Guia de Campo das Aves de Portugal e da
Europa. Assírio & Alvim
[mensagens «0041», «0195» e «0249»]
Tammet (Daniel),
2016
Pensar em Números. Relógio D´Água
[mensagem «0166»]
Todd (Emmanuel), 2018
Onde Estamos. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0177»]
Trakhenbrot (B.), 1975
Algorithmes et Résolution de Problèmes par les Machines. Em: Nouvelles Orientations des
Mathématiques (pp. 97-212). Éditions de Moscou
[mensagem «0014»]
Travassos (David), coordenador editorial, 2009
Guia dos Parques, Jardins e
Geomonumentos de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa
[mensagens «0028» e «0158»]
Tyson (Neil deGrasse), 2017
Astrofísica
para gente com pressa. Uma viagem rápida e iluminante ao Cosmos. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0111»]
Veloso (Eduardo), 1998
Geometria. Lisboa: Associação de Professores de
Matemática
[mensagem «0123»]
Vieira (Maria do Carmo), 2010
O Ensino do Português.
Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
[mensagem «0054»; página «Outros documentos»]
Wilson (Edward
O.), 2018
Homo Creator.
Lisboa: Clube do Autor
[mensagem «0174»]
Willis (K. J) e McElwain
(J. C.), 2002
The Evolution os Plants. Osford: Oxford University Press
[mensagem
«0342»]
Wulf (Andrea), 2016
A Invenção da Natureza.
Lisboa: Temas e Debates - Círculo de Leitores
[mensagem «0017»]
Yourcenar
(Marguerite), 1986
Memórias de Adriano. Lisboa: Editora Ulisseia
[mensagem «0150»]
PDFs
Almeida (Ana), sem data
Curso de História do Azulejo /
Azulejaria Modernista, Moderna e Contemporânea«pdf» acessível no sítio do Museu Nacional
do Azulejo
[mensagem «0011»]
Carvalho (Rosário Salema de), 2015
Azulejo e arquitectura no
período barroco (1675-1750), «pdf» referente à intervenção realizado no
GlazeArch 2015, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil: abrir
[mensagem «0031»]
Direcção-Geral de Arquivos, 2011
Boletim, nº 19
[mensagem «0353»]
Flores (Isabel),
2023
Educação / Diagnóstico / O Estado da Nação / 2023
[mensagem «0325»]
Vaz (Francisco
António Lourenço), 2020
O Ensino dos Jesuítas na Universidade de Évora – O uso
didáctico de azulejos no Colégio do Espírito Santo (procurar na página
«Documentos» deste blogue)
[mensagem «0256»]
REVISTAS e SÍTIOS (artigos)
Adams (C.), Furstenberg (E.), Li (J.) e Schneider (J.), 1997
Exploring Knots. Em:
The Mathematics Teacher, vol. 90, nº 8 (pp. 640-646 e 652)
[mensagem «0188»]
Jeux de plage. Em: Tangente, nº 171 (p. 23)
[mensagem «0021»]
Arlot (J.-E.), 2005
La mesure des distances. Em: Tangente Hors-Série, nº 21 (pp.
96-102)
[mensagem «0224»]
Atractor, 2016
Adivinhas com Números. Como se
constrói uma adivinha? Em: Gazeta
de Matemática, nº 180 (pp. 4-7)
Belaga (E.), 1997
L`arithmétique
des noeuds. Em: La Science des
noeuds (pp. 42-49) Paris: Pour la science
[mensagem «0188»]
Budworth (G.), 1997
La tradition des
noeuds marins. Em: La Science des
noeuds (pp. 8-12) Paris: Pour la science
[mensagem «0188»]
Copeland (Sam),
2021
Doggers (Peter), 2017
Para além de Eureka: a
demonstração em Matemática. Em: Educação
& Matemática, nº 138 (pp. 39-44)
[mensagens «0002» e «0014»]
Grasland (Claude),
Guérin-Pace (France), Tostain (Aurélie)
La circulation des euros, reflet de la mobilité des hommes. Em: Population
et Sociétés, n° 384
[mensagem «0100»]
Hladik (Murielle),
2006
Casa da Música – Melencolia.
Porto, Portugal. Rem Koolhaas / OMA, Rotterdam. Em: L´Architecture d`Aujourd`hui, nº 366 (pp. 90-91)
[mensagem «0146»]
Neuwirth (L.), 1997
La description
algébrique des noeuds. Em: La
Science des noeuds (pp. 50-60). Paris: Pour la science
[mensagem «0188»]
Oliveira (A. J.
Franco de),1988
Para um reforço do ensino da Geometria. Em: Educação e Matemática, nº 6 (pp. 3-4)
[mensagem «0200»]
Reys (Barbara J.); Reys (Robert E.), 2011
Curriculum as a vehicle for reform in U.S.
mathematics. Em: Quadrante,
vol. XX, nº 1 (pp. 101-121). Lisboa: Associação de Professores de Matemática
[mensagem «0087»; página
«Currículo»]
Santos (José Santos dos), 2007
A Casa da
Música. Em: Educação e Matemática,
nº 95 (pp. 58-60)
[mensagem «0146»]
Silva (Jorge Nuno), 2014
Martin Gardner: A razão e o bom
gosto. Em: Boletim da Sociedade
Portuguesa de Matemática, nº 71 (pp. 104-106)
[mensagem «0020»]
SÍTIOS
Ancient Games: https://www.ancientgames.org/
[mensagem «0278»]
António Adauta: www.adauta.eu
[mensagem «0011»]
[mensagem «0146»]
Banco Central Europeu: www.ecb.europa.eu/
[mensagem «0100»]
[mensagens «0036», «0042», «0045», «0046», «0048», «0049», «0052» e «0098»]
IEA (International Association for the Evaluation of Educational
Achievement: Associação Internacional para a Avaliação dos Resultados
Educativos): www.iea.nl/
[mensagem «0007»]
Instituto
de Avaliação Educativa: www.iave.pt
[mensagens «0011», «0016» e «0024»]
Museu Nacional de História Natural e da
Ciência (MUHNAC): www.museus.ulisboa.pt
[mensagem
«0067»]
OECD: OCDE (Organisation for Economic Cooperation and Development: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico):
www.oecd.org
[mensagem «0007»]
Organização das
Nações Unidas (ONU): www.un.org
[mensagens «0080» e «0178»]
[mensagem «0261»]
[mensagem «0155»]
Pics about Space:
https://pics-about-space.com
[mensagem «0094»]
[mensagem «0172»]
[mensagens «0271» e «0288»]
[mensagem «0106»]
[mensagem «0245»]
Wikipédia: https://en.wikipedia.org;
https://fr.wikipedia.org; https://pt.wikipedia.org
[mensagens «0102», «0109», «0135», «0146», «0149», «0151», «0153», «0184», «0185», «0188», «0191», «0194», «0204», «0207», «0211», «0213», «0229», «0231», «0235», «0238», «0245», «0263», «0296», «0298», «0303», «0310», «0311», «0317», «0320», «0327», «0328», «0338» e «0347»]
[mensagem «0218»]
Sem comentários:
Enviar um comentário