As fontes


Ora bem, a personagem principal da História do Cerco de Lisboa é um revisor de imprensa. É aquilo a que eu chamo o «conservador por excelência». Quer dizer, é o tipo de pessoa que tem de respeitar o que está escrito. Tem de respeitar o documento, e a autoridade que está nele implícita. Não pode alterar nada, e não deve alterar nada: pelo contrário, deve corrigir erros.” (José Saramago, folheto de 2017)



BANDA DESENHADA, CARTOONS, ILUSTRAÇÕES

Afonso (Luís), 2018
Bartoon, Público, 31 de Janeiro
[mensagem «0103»]

Afonso (Luís), 2020
Bartoon, Público, 17 de Março
[mensagem «0220»]

Afonso (Luís), 2023
Bartoon, Público, 21 de Agosto
[mensagem «0326»]

Caprioli (Franco), ilustrando uma obra de Verne (Júlio), 1983
A Ilha Misteriosa, volume I. Lisboa: Editorial Pública
[mensagem «0231»]

Harris (Sidney), 1992
Quoi! C`est ça, le Big Bang? Paris: Éditions du Seuil
[mensagem «0156»]

Sampaio (Cristina), 2019
Desalinho, Público, 21 de Julho
[mensagem «0186»]

Thomé (Otto Wilhelm), 1885
Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz (digitalizações disponíveis on-line em http://caliban.mpipz.mpg.de/thome/index.html)
[mensagem «0110»]

CATÁLOGOS

Archäologisches Museum Frankfurt, 2009
Die letzten Wikinger. Der Teppich von Bayeux und die Archäologie / Les derniers Vikings. La Tapisserie de Bayeux et l`archéologie. Frankfurt am Main: Archäologisches Museum
[mensagem «0235»]

Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa & Museu da Cidade da Câmara Municipal de Lisboa, 2004
Pedras que Jogam (versão em CD-ROM da exposição com este nome, acessível através da página «Outros Documentos» deste blogue)
[mensagens «0037», «0055», «0159», «0171» e «0278»]

Giudiceandrea (Federico), direcção, 2017
M. C. Escher. Lisboa: Arthemisia
[mensagem «0096»

Imprensa Nacional Casa da Moeda
, 1978
Catálogo de Tipos, Lisboa, 1978
[mensagem «0313»]

Museu Berardo Estremoz
, 2020
800 Anos de História do Azulejo / 800 Años de Historia del Azulejo. Estremoz (em suporte PDF)
[mensagens «0233», «0292» e «0293»]

Torres
(Cláudio), 1987
Cerâmica Islâmica Portuguesa. Mértola: Campo Arqueológico de Mértola [mensagem «0190»]

CDs

João Gil, Jorge Palma, Rui Veloso, Tim e Vitorino (vozes e instrumentos), João Gil (música) e João Monge (letra), 1996
Rio Grande
[mensagem «0163»]

Sérgio Godinho, 2004
Setenta e Um – Oitenta e Seis - O melhor de Sérgio Godinho
[mensagem «0223»]

CONFERÊNCIASS

Bebiano (Rui), 2019
Usos do Passado, Memória e Património Cultural. Em: Conferência Internacional (Torre do Tombo, Lisboa, 25 a 27 de Novembro)
[mensagem «0302»]

FILMES, DOCUMENTÁRIOS, VÍDEOS

Bergman (Ingmar), realizador e argumentista, 1957
Det sjunde inseglet (The seventh seal / O último selo)
[mensagem «0164»]

Brown (Matt), realizador e argumentista, 2016
The Man Who Knew Infinity (O Homem que Viu o Infinito)
[mensagem «0002»]

Esteves
(Pedro), 2021
Os últimos 40 anos na educação vistos por um professor (conversa com sócios e amigos do Centro de Arqueologia de Almada): https://youtu.be/wINuV7mlNy4

Pinheiro (Paula Moura), 2017
Visita Guiada, Museu da Ciência de Coimbra, transmitida pela RTP2 em 17 de Abril
[mensagem «0242»]

Pizzato
(Priscilla), data desconhecida
Vinhas da Ira- O Fantasma da América Moderna, acessível via RTP Play
https://www.rtp.pt/play/p7914/e568917/the-grapes-of-wrath-the-ghost-of-modern-america
[mensagem «0289»]

Resnais (Alain), realizador, 1961
L`année dernière à Marienbad (O último ano em Marienbad)
[mensagem «0164»]

Schrader (Maria), realizadora e um dos argumentistas, 2016
Stefan Zweig – Farewell to Europe (Stefan Zweig – Adeus, Europa)
[mensagem «0027»]

FOLHETOS

Carvalho (Ana Cristina); Pinto (Helena Silva), 1991)
Triângulo do Lenhador. Lisboa: Direcção dos Serviços de Informação e Educação Ambiental / Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (policopiado)

Ecomuseu Municipal do Seixal, sem data
Moinho de Maré de Corroios
[mensagem «0305»]

Ferrão (José Mendes), 2017
As Plantas na Primeira Globalização (apoio à exposição na Estufa Fria, em Lisboa)
[mensagem «0065»]

Meco (José), 2017
Jun Shiratsu. A Viagem da Camélia (apoio à exposição na Galeria Ratton, em Lisboa)
[mensagem «0053»]

Ransom (Peter), sem data
Le Baculum (texto fotocopiado)
[mensagem «0236»]

Saramago (José), 2017
História do Cerco de Lisboa, folheto sobre a peça de teatro, onde é citada «A Estátua e a Pedra»
[página «Fontes»]

Xavier (Hernâni do Amaral), sem data
Instrumentos Náuticos do tempo dos Descobrimentos (texto policopiado, sem numeração de páginas)
[mensagem «0237»]

JORNAIS

Aires
(Sérgio), entrevistado por Pereira (Ana Cristina), 2018
«A pobreza e a desigualdade vão fazer explodir os paióis». Em: Público, 16 de Setembro (pp. 10-11)
[mensagem «0294»]

Almeida (A. Betâmio de), 2011
A “tecnologia” é também uma palavra. Em: Público, 3 de Setembro (p. 9)
[mensagem «0291»]

Barata
(Clara), 2022
Biodiversidade: “A responsabilidade de preservar é global, a propriedade é local. Em: Público, 21 de Dezembro de 2022 (pp. 24 e 25)
[mensagem «0339»]

Barreto (António), 2019
O interior e os seus mitos. Em: Público, 3 de Fevereiro (suplemento «P2», p. 3
[mensagem «0238»]

Belanciano (Vítor), 2020 (?)
O mundo da obsolescência programada. Em: Público, 5 de Setembro (suplemento «P2», p. 2)

[mensagem «0324»]

Boaventura (Inês), 2009
Moinho com 600 anos reabriu ontem mas só produzirá farinha em 2010. Em: Público, 12 de Setembro (p. 20)
[mensagem «0305»]

Broca (Sébastien), 2020
O digital trabalha a carvão. Em: Le Monde Diplomatique, IIª série, nº 161, Março (pp. 32-33)
[mensagens «0238» e «0244»]

Cabral (Ivam), entrevistado por Pinto (Mariana Correia), 2019
“A grande revolução é uma mesa na rua”. EmPúblico, 6 de Outubro (p. 19 do suplemento «P2»)
[mensagens «0193» e «0197»]

Coentrão
(Abel), 2019
Hoje é Dia da Terra. Mas não há tempo para festejar. Em: Público, 22 de Abril (pp. 2-3)
[mensagem «0275»]

Damásio (António), entrevistado por Lucas (Isabel), 2017
«Quando me perguntam qual é o maior cientista de sempre, respondo: na minha área, é Shakespeare». Em: Público, 5 de Novembro (pp. 6-9 do suplemento «P2»)
[mensagem «0083»]

Damásio
(António), entrevistado por Pedro Rios, 2020
«António Damásio: “Há uma grande distribuição de generosidade, paciência e calma nos portugueses”». Em: Público, 29 de Novembro (pp. 8 a 11 do suplemento «P2»)
[mensagem «0270»]

Fernandes (Jorge Almeida), 2020
Efeito colateral do coronavírus: o regresso do Estado. Em: Público, 21 de Março (p. 19)
[mensagem «0215»]

Freitas
(Andreia Cunha), 2021
Um dos mais antigos instrumentos de sopro é um búzio com 18 mil anos. Em: Público, 12 de Fevereiro (p. 30)
[mensagem «0260»]

Guimarães
(Maria João), 2021
A pandemia deixou expostas, e aumentou, todas as desigualdades. Em: Público, 5 de Março (pp. 34-35)
[mensagem «0294»]

Guinote (Paulo), 2023
Meio cheio ou meio vazio? Em: Jornal de Letras, nº 1378, de 26 de Julho a 8 de Agosto de 2023 (Educação, p. 6)
[mensagem «0323»]

Henriques (Joana Gorjão), 2018
Quantos estrangeiros deve ter uma escola? Até 20 %. Em: Público, 27 de Março (pp. 14-15)
[mensagem «0113»]

Holt-Gimenez (Eric), entrevistado por Silva (Ana Rute), 2015
“A ironia trágica é ter 70% dos agricultores do mundo com fome”. Em: Público, 16 de Novembro (p. 22)
[mensagem «0157»]

Llosa (Vargas), entrevistado telefonicamente por Faria (Natália), 2014
Os heróis discretos são a grande reserva moral de um país. Em: Público, 26 de Julho (pp. 24-25)
[mensagem «0076»]

Lopes (Luís), 2009
Usain Bolt fura o tecto dos 100m com 9,58 s. Em: Público, 17 de Agosto (p. 34)
[mensagem «0068»]

Lusa & Reuters, 2018
Pelo terceiro ano consecutivo, há mais gente com fome no mundo. Em: Público, 12 de Setembro (p. 27)
[mensagem «0157»]

Malheiros (José Vítor), 2014
A urgência da justiça. Em: Público, 24 de Junho (p. 45)
[mensagem «0154»]

Marcolini (Barbara), 2009
Flauta pré-histórica. Mais antigo instrumento musical fabricado pelo homem encontrado até hoje tem cerca de 35 mil anos. Em: Ciência Hoje on-line
( http://cienciahoje.uol.com.br ), nº 198, de 26 de Junho
[mensagem «0023»]

Margeron (Jean-Claude), entrevistado por Canelas (Lucinda), 2015
“Mari condensa toda a Mesopotâmia e imaginá-la destruída é muito triste”. Em: Público, 3 de Maio (pp. 10-13)
[mensagem «0045»]

Moreira (Cristiana Faria), 2018
A Terra está a tremer nos Açores e não se sabe quando vai parar. Em: Público, 13 de Fevereiro (pp. 26-27)
[mensagem «0106»]

Pacheco (Nuno), 2023
Um longo adeus ao século XX no ano 22 do XXI. Em: Público, 5 de Janeiro (p. 10)
[mensagem «0302»]


Pereira (Ana Cristina), 2019
Há 50 mil chumbos no básico e Governo quer reduzi-los ao mínimo. Em: Público, de 3 de Novembro (pp. 2 e 4)
[mensagem «0197»]

Pires (Maria João), entrevistada por Ferreira (Diana), 2019
Maria João Pires: «O estrelato é muito mais perigoso do que pensamos». Em: Público, 27 de Janeiro (pp. 22-24)
[mensagem «0160»]

Público, 2018
Ranking Público. Suplemento do Público, 3 de Fevereiro
[mensagem «0104»]

Rodrigues (Tiago Brandão), em entrevista a Pereira (Ana Cristina), 2019
Ministro da Educação quer «redobrada atenção à diversidade nas escolas e territórios. Em: Público, de 3 de Novembro (p. 4)
[mensagem «0197»]

Santana (Maria José), 2008)
Faróis de Portugal. Em: Público, 16 de Agosto (suplemento «Fugas»)
[mensagem «0199»]

Santos (Boaventura de Sousa), 2020
Vírus: tudo o que é sólido se desfaz no ar. Em: Público, 18 de Março (p. 24)
[mensagem «0214»]

Serafim (Teresa), 2017
Como seriam as primeiras flores da Terra? Em: Público, 4 de Agosto (p. 36)
[mensagens «0128» e «0143»]

Serafim (Teresa), 2017 (b)
Segundo aviso dos cientistas à humanidade: continuamos a destruir a Terra. Em: Público, 14 de Novembro (p. 31)
[mensagens «0239» e «0334»]

Serafim
(Teresa), 2021
Há um padrão universal na forma como as pessoas viajam nas cidades. Em: Público, 27 de Maio (p. 35)
[mensagem «0279»]

Silva (Cândida Santos), 2005
Viagem ao interior do Farol do Cabo Espichel. Em: Expresso, 3 de Setembro (pp. 6-7 de um dos suplementos)
[mensagem «0199»]

Silva (Raquel Dias da), 2017
O ouro das estrelas foi parar ao manto da Terra. Em: Público, 8 de Dezembro (p. 31)
[mensagem «0092»]

Silva (Samuel), 2017
O mais difícil na «reforma» em curso é envolver os professores. Em: Público, 16 de Dezembro (pp. 18-19)
[mensagem «0093»]

Silva (Samuel), 2019
Directores têm influência decisiva na motivação dos professores. Em: Público, de 4 de Novembro (p. 16)
[mensagem «0197»]

Sogl (Reinhard), 2008
Paukenschlag zu Reggae-Rhythmen. Em: Frankfurter Rundschau, 2 de Junho (suplemento «Sport», p. 16)
[mensagem «0068»]``

Suvin (Darko), entrevisto por Francisco Belard, 1983Darko Suvin: «a ficção científica fala de nós, não dos extraterrestres». Em: Expresso, 30 de Abril (pp. 23-24 R)
[mensagem «0311»]

Tavares (Gonçalo M.), 2013
Sobre os tempos. Em: Público, 3 de Janeiro (pp. 8-9)
[mensagem «0212»]

Tavares (Rui), 2018
Uma aliança pela comunidade do mundo. Em: Público, 3 de Dezembro (p. 48)
[mensagem «0154»]

Tavares (Rui), 201)
Precisamos de megamilionários? Em: Público, 1 de Fevereiro (p. 52)
[mensagem «0161»]

Väätäinen (Eero), citado por Descamps (P.), 2013
Na Finlândia, a busca de uma escola igualitária. Em: Le Monde Diplomatique, edição portuguesa, IIª série, nº 75 (pp. 29-31)
[mensagem «0007»; página «Currículo»]

Välijärvi (Jouni), citado por Gomes (Catarina), 2011
Os finlandeses querem que os filhos sejam professores. Em: Público, 1 de Maio (p. 10)
[mensagem «0007»; página «Currículo»]

Veloso (Barros), 2020
A crise do Serviço Nacional de Saúde. Em: Público, 24 de Fevereiro (p. 15)
[mensagem «0212»]

Viana (Clara), 2016
Testes de Matemática puseram à prova sucessivos governos. E desta vez correu bem. Em: Público, 30 de Novembro (pp. 2-3)
[mensagem «0007»]

Viana (Clara), 2017
Dois terços dos que chumbam no 7.º ano têm negativas a mais de metade das disciplinas. Em: Público, 10 de Novembro (pp. 14-15)
[mensagem «0084»]

Viana (Clara), 2017 (b)
Maus resultados nas competências de leitura no 4.º ano: a culpa é dos currículos ou dos professores? Em: Público, 6 de Dezembro (pp. 12-13
[mensagem «0091»]

Viana (Clara), 2018 (a)
Ensino profissional perde um terço dos seus alunos mais frágeis. Em: Público, 14 de Agosto (p. 10)
[mensagem «0139»]

Viana (Clara), 2018 (b)
Acabam tempos mínimos a Português e Matemática para alunos mais fracos. Em: Público, 18 de Agosto (p. 13)
[mensagem «0139»]

Viana (Clara), 2020
No teatro, como nas aulas, esta escola é uma ferida aberta. Em: Público, 19 de Janeiro (p. 14)
[mensagem «0208»]

Viana (Clara) e Silva (Samuel), 2016
Portugal é dos países onde mais alunos pobres conseguem bons resultados. Em: Público, 7 de Dezembro (pp. 2-3)
[mensagem «0007»]

Vicente (Manuel), entrevistado, 2011
“Hoje a arquitectura é muito igual: é tudo a mesma coisa!” Em: Público, 29 de Julho (caderno «Ipsilon», pp. 27-30)
[mensagens «0005» e «0014»]

Wulf (Andrea), entrevistada por Ferreira (Nicolau), 2016
Andrea Wulf: “Há 200 anos, Humboldt avisou que iríamos destruir a natureza”. Em: Público, 20 de Junho (pp. 22-23)
[mensagem «0017»]

LIVROS

Albuquerque (Teresa Olga) e Carvalho (Raúl Fernando), 1990
Dicionário Elementar – Matemática. Lisboa: Texto Editora
[mensagem «0214»]

Ambrósio (Ubiratan d`), 1986
Da realidade à ação. São Paulo: Summus Editorial
[mensagem «0101»]

Arendt (Hannah), 2000
A Crise na Educação. Em: Olga Pombo (selecção): Quatro Textos Excêntricos (pp. 21-53). Relógio D`Água, Lisboa
[mensagem «0247»]

Asimov
(Isaac), 1986
Cambio! 71 visiones del futuro. Madrid: Alianza Editorial
[mensagem «0328»]

Atkins (Peter), 2007
O Dedo de Galileu. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0128»]

Attenborough (David), 2020
Uma Vida no Nosso Planeta. Lisboa: Temas e Debates
[mensagens «0259» e «0267»]

Bakouline (P.); Kononovitch (E.); Moroz (V.), (1975)
Astronomie Générale. Moscovo: Éditions Mir
[mensagem «0078»]

Bergreen (Laurence), 2014
Cristóvão Colombo. Lisboa: Bertrand
[mensagem «0237»]

Bernardi (Bernardo), 1992
Introdução aos estudos etno-antropológicos. Lisboa: Edições 70
[página «História»]

Bingre (Pedro), Aguiar (Carlos), Espírito-Santo (Dalila), Arsénio (Pedro) e Monteiro-Henriques (Tiago), coordenadores científicos, 2007
Guia de Campo. As árvores e os arbustos de Portugal continental. Lisboa: Jornal Público / Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento / Liga para a Protecção da Natureza
[mensagens «0025», «0028», «0095», «0158», «0162», «0249» e «0342»]

Bolt (Brian), 1991
Actividades Matemáticas. Lisboa: Gradiva (nº 7 da colecção «O Prazer da Matemática»)
[mensagem «0230»]

Brannen (Peter), 2019
Os Fins do Mundo. Lisboa: Bizâncio
[mensagem «0181»]

Brotton (Jerry), 2019
História do Mundo em 12 Mapas. Lisboa: Edições 70
[mensagens «0209», «0211» e «0224»]

Bruner (Jerome), 2000
Cultura da Educação. Lisboa: Edições 70
[mensagens «0003», «0006», «0009», «0012» e «0202»]

Bryson (Bill), 2004
Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal
[mensagens «0224» e «0255»]

Buescu
(Jorge), 2014
Primos Gémeos, Triângulos Curvos. Lisboa: Gradiva
[mensagens «0270» e «0298»]

Caillois (Roger), 1990
Os Jogos e os Homens. Lisboa: Edições Cotovia
[mensagem «0126»]

Calvino (Italo), 2006
As Cidades Invisíveis. Lisboa: Editorial Teorema
[mensagem «0262»]

Carvalho (A. M. Galopim de), 2007
Como Bola Colorida. Lisboa: Âncora
[mensagem «0128»]

Chang (Ha-Joon), 2013
As Nações Hipócritas. Lisboa: Clube do Autor
[mensagens «0080» e «0238»]

Cintra (Luís Miguel), 2020
Luís Miguel Cintra: O CinemaLisboa: Edições da Cinemateca
[mensagem «0331»]

Criton (Michel), 1997
Les Jeux Mathématiques. Paris: Presses Universitaires de France
[mensagens «0013» e «0327»]

Coppens (Yves), entrevistado por Simonnet (Dominique), 2006
O Homem. EmA Mais Bela História do Mundo (pp. 95-141 e 133-136). Lisboa: Gradiva
[mensagem «0128»]

Costa (Miguel Reimão), Correia (José Eduardo Horta), Tojal (Alexandre) e Prista (Pedro), texto, e Palma (Filipe), fotografia, 2020
Platibandas do Algarve. Lisboa: Argumentum

Coxford, Jr. (Arthur F.); Burks (Linda); Giamati (Claudia); Jonik (Joyce), 1993
Geometria a partir de múltiplas perspectivas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática
[mensagens «0119», «0123» e «0233»]

Ganteführer-Trier (Anne), 2005
Cubismo. Lisboa: Taschen & Público
[mensagem «0338»]

Cundy (H. Martyn) e Rollett (A. P.), 1989
Mathematical Models. Norfolk: Tarquin Publications
[mensagem «0272»]

Cunha (Neiva Vieira da), organizadora, 2006
Histórias de favelas da Grande Tijuca contadas por quem faz parte delas. Projeto Condutores(as) de Memória. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas [disponível em www.ibase.br]
[mensagem «0189»]

Damásio (António), 2017)
A Estranha Ordem das Coisas. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0250»]

Dartnell (Lewis), 2019
Origens. Lisboa: Planeta
[mensagem «0244»]

Delft (Pieter van) & Botermans (Jack), 1997
Denk Spiele der Welt. München: Fertigsatz
[mensagens «0022», «0248» e «0295»]

Droit (Roger-Pol), 2011
Voltar a Ler os Clássicos. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0054»]

Earth Science Curriculum Project & Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências (1973, 1º volume; 1976, 2º volume)
Investigando a Terra; versão brasileira. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil
[mensagens «0001» e «0014»]

Elffers (Joost) e Schuyt (Michael), 1977
Du Mont`s neues Tangram. Köln: Du Mont Buchverlag
[mensagem «0183»]

Esteves (Pedro), 1998
Ensinar Matemática em Subúrbia. Lisboa: APM. Tese de mestrado apresentada na Universidade Nova de Lisboa
[mensagem «0081»]

Fara (Patricia), 2013
Ciência: 4000 anos de História. Lisboa: Livros Horizonte
[mensagens «0017» e «0211»]

Ferro (Inês), 2015
Palácio Nacional de Sintra. Londres: Scala Arts & Heritage Publishers
[mensagens «0141» e «0142»]

Föhl (Thomas) & outros, 1999
The Bauhaus-Museum. Munique e Berlim: Deutsher Kunsteverlag
[mensagem «0168»]

Fonseca-Statter (Guilherme). 2011
O Preço das Coisas. Lisboa: Página a Página
[mensagem «0206»]

França (José-Augusto), 2010
O Retrato na Arte Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte
[mensagem «0038»]

Freire (Paulo), 1975
Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento
[mensagem «0125»]

Gago (José Mariano), 1978
Homens e Ofícios. Genebra: Grupo Português da Université Ouvrière de Genève
[mensagem «0305»]

Gardner (Martin), 1991
Matemática, Magia e Mistério. Lisboa: Gradiva
[mensagens «0005», «0008», «0018», «0019», «0026», «0033», «0039», «0086», «0099», «0266» e «0282»]

Geertz (Clifford), 1998
O Saber Local. Petrópolis: Editorial Vozes
[mensagem «0150»]

Gerdes (Paulus), 2003
Viver a Matemática. Desenhos de Angola. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus
[mensagem «0034»]

Gerdes (Paulus), 2007
Etnomatemática. Reflexões sobre Matemática e Diversidade Cultural. Ribeirão: Edições Húmus
[mensagens «0010» e «0014»]

Gould (Stephen Jay), 1995
A Vida é Bela. Lisboa: Gradiva Publicações
[mensagem «0150»]

Guedj (Denis), 1988
A Meridiana. Lisboa: Gradiva
[mensagens «0030» e «0225»]

Guerra (Franklin), 1995
História da Engenharia em Portugal. Porto: edição do autor
[mensagem «0232»]

Guerreiro (Joaquim), coordenador, 2021
Nave do Barão, memória e identidade. Loulé: Associação «Os Barões», Biblioteca Maria da Conceição Guerreiro
[mensagem «0329»]

Guillen (Michael), 1987
Pontes para o Infinito. Lisboa: Gradiva Publicações
[mensagens «0068», «0145», «0194» e «0271»]

Guzmán (Miguel de), 1991
Contos com Contas. Lisboa: Gradiva Publicações
[mensagem «0248»]

Harari (Yuval Noah), 2016 (3ª edição)
Sapiens. História Breve da Humanidade. Amadora: Vogais
[mensagens «0089» e «0094»]

Harari
(Yuval Noah), 2018 (8ª edição)
Homo Deus. História Breve do Amanhã. Amadora: 20 / 20 Editora
[mensagens «0270» e «0302»]

Hawking (Stephen W.), 2020
Buracos Negros. Lisboa: Bertrand
[mensagem «0302»]

Hobsbawm (Eric), 1990
A Era do Império. 1875-1914. Lisboa: Presença
[mensagem «0302»]


Hublin (Jean-Jacques); Seytre (Bernard), 2009
No tempo em que outros homens viviam na Terra. Mem Martins: Europa-América
[mensagem «0128»]

Illich (Ivan), 1984
Une société sans école. Paris: Seuil
[página «Currículo»]

Isaacson (Walter), 2019
Leonardo da Vinci. Lisboa: Porto Editora
[mensagem «0222»]

Kaku (Michio), 2018
O Futuro da Humanidade. Lisboa: Bizâncio
[mensagens «0244» e «0270»]

Klingsöhr-Leroy (Cathrin), 2005
Surrealismo. Köln: Taschen
[mensagem «0059»]

Kordemsky (Boris), 1978
The Moscow Puzzles. Harmonsdsworth: Penguin Books
[mensagem «0254»]

Latouche (Serge), 2011
Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno. Lisboa: Edições 70
[mensagem «0238»]

Lima (Manuel), 2017
Plantas Silvestres do Concelho de Almada. Edição do autor
[mensagem «0162»]

MacGregor (Neil), 2014
Uma História do Mundo em 100 Objetos. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagens «0036», «0042», «0045», «0046», «0048», «0049», «0052», «0098», «0246» e «0285»]

Mancuso (Stefano), 2019
A Revolução das Plantas. Lisboa: Pergaminho
[mensagens «0185» e «0187»]

Manguel (Alberto), 2011
A Cidade das Palavras. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0302»]


Matos (Luís de), 2016
Livro dos Segredos. Porto: Porto Editora
[mensagens «0138», «0149» e «0152»]

Mazoyer (Marcel), entrevistado por Girardon (Jacques), 2000
A invasão humana. Em: A mais bela história das plantas (pp. 81-138). Porto: ASA
[mensagens «0042» e «0045»]

Museu Nacional do Azulejo, 2007
João Miguel dos Santos Simões. 1907-1972. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo. Catálogo de exposição
[mensagem «0024»]

Neto (João Pedro) e Silva (Jorge Nuno), 2004
Jogos Matemáticos. Jogos Abstractos. Lisboa: Gradiva
[mensagens «0079» e «0298»]

Neto (João Pedro) e Silva (Jorge Nuno), 2006
Jogos. Histórias de Família. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0171»]

Neves (António), concepção e coordenação, 2018
Exposição «Pesos e Medidas em Portugal». Caparica; Instituto Português da Qualidade
[mensagem «0165»]

Osserman (Robert), 1996
Poesia do Universo. Lisboa: Difusão Cultural
[mensagem «0224»]

Pacheco (José Augusto),1996)
Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora
[mensagens «0201» e «0344»]

Pachman (Ludek) e Kühnmund (Vas I.), 1982
Ajedrez y computadoras. Barcelona: Ediciones Martinez Roca
[mensagem «0243»]

Page (Martin), 2008)
A Primeira Aldeia Global. Cruz Quebrada: Casa das Letras
[mensagem «0164»]

Pappas (Theoni), 1989
Joy of Mathematics. San Carlos: Wide World Publishing / Tetra
[mensagens «0204», «0229» e «0296»]

Pappas (Theoni), 1991
More Joy of Mathematics. San Carlos: Wide World Publishing / Tetra
[mensagens «0198» e «0296»]

Passos (John dos), 2017
Portugal. Uma história de conquista. Três séculos de grandes explorações e descobertas. Lisboa: Clube do Autor
[mensagem «0127»]

Pelt (Jean-Marie), entrevistado por Girardon (Jacques), 2000
A odisseia selvagem. Em: A mais bela história das plantas (pp. 13-79). Porto: ASA Editores
[mensagens «0025» e «0128»]

Pelt (Jean-Marie); Cuny (Jean-Pierre), sem data
A prodigiosa Aventura das Plantas. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0088»]

Popper (Karl), debate com K. Lorenz, 1990
O Futuro está aberto. Lisboa Editorial: Fragmentos
[mensagens «0077», «0087» e «0247»; página «Currículo»]

Rees
(Martin), 2021
Sobre o Futuro. Porto Salvo: Desassossego
[mensagem «0305»]

Reis (António Estácio dos), 1992
Instrumentos Náuticos. Em: Instrumentos Náuticos dos Descobrimentos (4 selos emitidos em 9 de Maio). Lisboa: CTT
[mensagem «0237»]

Reis (António Estácio dos), 1996
Medir Estrelas. Lisboa: CTT
[mensagem «0236»]

(António), Almiro (João), Cavaleiro (João), Reis (Luís), Abreu (Margarida) e Zenhas (Maria da Graça), 2004
Jogos do Mundo. Lisboa: Associação de Professores de Matemática
[mensagens «0159» e «0171»]

Sagan (Carl), 1984
Cosmos. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0231»]

Sandel
(Michael J.), 2022
A Tirania do Mérito. Lisboa: Presença
[mensagem «0307»]

Santos (Boaventura de Sousa), 2002 (2ª edição)
A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência (volume I de «Para um novo senso comum. A ciência, o direito e a política na transição paradigmática»). Porto: Afrontamento
[mensagens «0057» e «0085»; página «Currículo»]

Santos (Carlos Pereira dos), Neto (João Pedro) e Silva (Jorge Nuno), 2007
Livro Al-Kwarizmi + Alquerque, nº 9 da colecção «Jogos com História». Lisboa: Associação Ludus; Museu de Ciência da Universidade de Lisboa; Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa; Sociedade Portuguesa de Matemática
[mensagem «0159»]

Santos (João dos), em conversa com Monteiro (J. S.); 1989
Se não sabe, porque é que pergunta? Lisboa: Assírio e Alvim
[mensagem «0112»; página «Currículo»]

Saporiti (Teresa), 1998
Azulejos Portugueses. Padrões do Século XX. Lisboa: sem referência a editora. Edição bilingue (português e inglês)
[mensagens «0011» e «0014»]

Saramago (José), 2014
Grandes Entrevistas da História. 1991-2006. Em: Expresso, republicação da entrevista original feita em 2 de Novembro de 1991
[mensagem «0302»]


Silva (Libório Manuel), fotografia, e Carvalho (Rosário Salema), coordenadora científica, 2018
Azulejo - o que é / what is. V. N. de Famalicão: Centro Atlântico
[mensagem «0205»]

Silva (Jorge Nuno da), 2017
Geometria a seus pés: a Calçada. Em: Debaixo dos Nossos Pés (pp. 58-61). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa
[mensagem «0061»]

Singh (Simon), 2001
O Livro dos Códigos. Lisboa: Temas e Debates
[mensagem «0184»]

Soares (Lígia) e Duarte (Sara), 2020
Professar. Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser
[mensagens «0210» e «0212»]

Steinbeck
(John), 2021
As Vinhas da Ira. Porto: Porto Editora
[mensagem «0289»]

Steiner (George), 2016
Fragmentos (Um Pouco Queimados). Lisboa: Relógio D`Àgua
[mensagem «0023»]

Stewart (Ian), 1995
Os Problemas da Matemática. Lisboa: Gradiva
[página «Matemática»]

Struik (Dirk), 1989
História Concisa das Matemáticas. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0229»]

Suetónio, 2007
Os Doze Césares. Lisboa: Biblioteca Editores Independentes
[mensagem «0235»]

Svensson (Lars), texto e mapas, Mullarney (Killian) e Zetterström (Dan), ilustrações e legendas, 2012
Guia de Aves – Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa. Assírio & Alvim
[mensagens «0041», «0195» e «0249»]

Tammet (Daniel), 2016
Pensar em Números. Relógio D´Água
[mensagem «0166»]

Todd (Emmanuel), 2018
Onde Estamos. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0177»]

Trakhenbrot (B.), 1975
Algorithmes et Résolution de Problèmes par les Machines. Em: Nouvelles Orientations des Mathématiques (pp. 97-212). Éditions de Moscou
[mensagem «0014»]

Travassos (David), coordenador editorial, 2009
Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa
[mensagens «0028» e «0158»]

Tyson (Neil deGrasse), 2017
Astrofísica para gente com pressa. Uma viagem rápida e iluminante ao Cosmos. Lisboa: Gradiva
[mensagem «0111»]

Veloso (Eduardo), 1998
Geometria. Lisboa: Associação de Professores de Matemática
[mensagem «0123»]

Vieira (Maria do Carmo), 2010
O Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
[mensagem «0054»; página «Outros documentos»]

Wilson (Edward O.), 2018
Homo Creator. Lisboa: Clube do Autor
[mensagem «0174»]

Willis (K. J) e McElwain (J. C.), 2002
The Evolution os Plants. Osford: Oxford University Press
[mensagem «0342»]

Wulf (Andrea), 2016
A Invenção da Natureza. Lisboa: Temas e Debates - Círculo de Leitores
[mensagem «0017»]

Yourcenar (Marguerite), 1986
Memórias de Adriano. Lisboa: Editora Ulisseia
[mensagem «0150»]

PDFs

Almeida (Ana), sem data
Curso de História do Azulejo / Azulejaria Modernista, Moderna e Contemporânea, «pdf» acessível no sítio do Museu Nacional do Azulejo
[mensagem «0011»]

Carvalho (Rosário Salema de), 2015
Azulejo e arquitectura no período barroco (1675-1750)«pdf» referente à intervenção realizado no GlazeArch 2015, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil: abrir
[mensagem «0031»]

Flores (Isabel), 2023
Educação / Diagnóstico / O Estado da Nação / 2023
[mensagem «0325»]

Vaz (Francisco António Lourenço), 2020
O Ensino dos Jesuítas na Universidade de Évora – O uso didáctico de azulejos no Colégio do Espírito Santo (procurar na página «Documentos» deste blogue)
[mensagem «0256»]

REVISTAS e SÍTIOS (artigos)

Adams (C.), Furstenberg (E.), Li (J.) e Schneider (J.), 1997
Exploring Knots. Em: The Mathematics Teacher, vol. 90, nº 8 (pp. 640-646 e 652)
[mensagem «0188»]

Aoustin (Fabien), 2016
Jeux de plage. EmTangente, nº 171 (p. 23)
[mensagem «0021»]

Arlot (J.-E.), 2005
La mesure des distances. Em: Tangente Hors-Série, nº 21 (pp. 96-102)
[mensagem «0224»]

Atractor, 2016
Adivinhas com Números. Como se constrói uma adivinha? Em: Gazeta de Matemática, nº 180 (pp. 4-7)
[mensagem «0062]

Belaga (E.), 1997
L`arithmétique des noeuds. Em: La Science des noeuds (pp. 42-49) Paris: Pour la science
[mensagem «0188»]

Budworth (G.), 1997
La tradition des noeuds marins. Em: La Science des noeuds (pp. 8-12) Paris: Pour la science
[mensagem «0188»]

Copeland
(Sam), 2021
10 positions chess engines just dont understan . Em: Chess.com (https://www.chess.com/article/view/10-positions-chess-engines-just-dont-understand )
[mensagem «0270»]

Doggers (Peter), 2017
Will This Position Help Understand Human Consciousness? Em: Chess.com (https://www.chess.com/news/view/will-this-position-help-to-understand-human-consciousness-4298)

Educação e Matemática, entrevista, 2023
Mesa redonda com autores das Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário. Em: Educação e Matemática, nº 170 (pp. 2-10)
[mensagem «0344»]

Fernandes (António), 2016
Para além de Eureka: a demonstração em Matemática. Em: Educação & Matemática, nº 138 (pp. 39-44)
[mensagens «0002» e «0014»]

Grasland (Claude), Guérin-Pace (France), Tostain (Aurélie)
La circulation des euros, reflet de la mobilité des hommes. Em: Population et Sociétés, n° 384
[mensagem «0100»]

Hladik (Murielle), 2006
Casa da Música – Melencolia. Porto, Portugal. Rem Koolhaas / OMA, Rotterdam. Em: L´Architecture d`Aujourd`hui, nº 366 (pp. 90-91)
[mensagem «0146»]

Neuwirth (L.), 1997
La description algébrique des noeuds. Em: La Science des noeuds (pp. 50-60). Paris: Pour la science
[mensagem «0188»]

Oliveira (A. J. Franco de),1988
Para um reforço do ensino da Geometria. Em: Educação e Matemática, nº 6 (pp. 3-4)
[mensagem «0200»]

Reys (Barbara J.); Reys (Robert E.), 2011
Curriculum as a vehicle for reform in U.S. mathematics. Em: Quadrante, vol. XX, nº 1 (pp. 101-121). Lisboa: Associação de Professores de Matemática
[mensagem «0087»; página «Currículo»]

Santos (José Santos dos), 2007
A Casa da Música. Em: Educação e Matemática, nº 95 (pp. 58-60)
[mensagem «0146»]

Silva (Jorge Nuno), 2014
Martin Gardner: A razão e o bom gosto. Em: Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, nº 71 (pp. 104-106)
[mensagem «0020»]

SÍTIOS

Ancient Games: https://www.ancientgames.org/
[mensagem «0278»]

António Adauta: www.adauta.eu
[mensagem «0011»]

Arcspace: www.arcspace.com
[mensagem «0146»]

Banco Central Europeu: www.ecb.europa.eu/
[mensagem «0100»]

Bordalo II: www.bordaloii.com
[mensagem «0132»]

Blogue Aprendizagens: https://aprendizagens2023.blogspot.com/
[mensagem «0341»]


Blogue Aproximações à utilização do Geogebra: https://comunidadegeogebra.blogspot.com/
[mensagem «0341»]


Blogue Numericar: https://numericar.blogspot.com/
[mensagem «0341»]


British Museum: www.britishmuseum.org/
[mensagens «0036», «0042», «0045», «0046», «0048», «0049», «0052» e «0098»]

Calendarr Portugal: www.calendarr.com/portugal
[mensagens «0103» e «0196»]

Câmara Municipal de Castro Verde: http://www.cm-castroverde.pt/
[mensagem «0136»]

Câmara Municipal de Sesimbra: www.cm-sesimbra.pt
[mensagem «0072»]

[mensagens «0173» e «0198»]

Casa das Histórias / Paula Rego: www.casadashistoriaspaularego.com
[mensagem «0040»]

Centro Regional de Informação das Nações Unidas: https://unric.org/pt
[mensagem «0154»]

Chess.com: www.chess.com
[mensagens «0151», «0243» e «0299»]

Ciência Hoje on-line (Brasil): http://cienciahoje.uol.com.br
[mensagens «0023» e «0136»]

Deutschvogelstimme: www.deutsche-vogelstimmen.de
[mensagem «0319»]

[mensagem «0196»]

Encyclopaedia Britannica: www.britannica.com
[mensagem «0054»]

Esquerda.net: https://www.esquerda.net/
[mensagem «0334»]

Federação Internacional de Natação: www.fina.org
[mensagem «0102»]

Fundação Athos Bulcão
: https://www.fundathos.org.br/
[mensagem «0277»]

Grupo Azulejos de Portugal (Facebook): https://www.facebook.com/Azulejos-de-Portugal
[mensagem «0191»]

IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement: Associação Internacional para a Avaliação dos Resultados Educativos): www.iea.nl/
[mensagem «0007»]

Instituto de Avaliação Educativa: www.iave.pt
[mensagem «0007»]

Instituto de História Contemporânea: http://ihc.fcsh.unl.pt
[mensagem «0124»]

Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services (ITBES)www.ipbes.net
[mensagem «0175»]

International Commission on Stratigraphywww.stratigraphy.org
[mensagem «0128»]

International Music Council (IMC): www.imc-cim.org/
[mensagem «0071»]

Juan José Guirado: www.esencialomenos.blogspot.pt
[mensagem «0057»]

La Historia con Mapas: http://www.lahistoriaconmapas.com/
[mensagem «0106»]

[mensagem «0243»]

Museo de la Alhambra: www.alhambra-patronato.es
[mensagem «0180»]

Museu do Hospital (Caldas da Rainha): https://museudohospital.wordpress.com/
[mensagem «0191»]

Museu de Metrologia: www1.ipq.pt
[mensagem «0165»]

Museu da Música Mecânica: www.museudamusicamecanica.com
[mensagem «0105»]

Museu Nacional de Arte Antigawww.museudearteantiga.pt
[mensagem «0038»]

Museu Nacional de Arte Contemporânea: www.museuartecontemporanea.pt
[mensagem «0038»]

Museu Nacional do Azulejo: www.museudoazulejo.pt
[mensagens «0011», «0016» e «0024»]

Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC): www.museus.ulisboa.pt
[mensagem «0067»]

Museu Nacional de Machado de Castro: www.museumachadocastro.gov.pt
[mensagem «0108»]

OECD: OCDE (Organisation for Economic Cooperation and Development: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico): www.oecd.org
[mensagem «0007»]

Organização das Nações Unidas (ONU): www.un.org
[mensagens «0080» e «0178»]

[mensagem «0261»]

Parque da Ciência Newton Freire Maia: www.parquedaciencia.blogspot.com
[mensagem «0155»]

Pics about Space: https://pics-about-space.com
[mensagem «0094»]

Smithsonian National Museum of Natural History: www.naturalhistory.si.edu
[mensagem «0172»]

Städel Museum (em Frankfurt am Main): www.staedelmuseum.de/en
[mensagem «0090»]

Stadt Frankfurt am Main: https://frankfurt.de/
[mensagem «0252»]

Technische Universität Bergakademie Freiberg: www.tu-freiberg.de
[mensagem «0146»]

The Museum of Modern Art: www.moma.org
[mensagem «0168»]

Tom Colbie: www.facebook.com/tom.colbieart/videos
[mensagem «0118»]

Track and Field Statistics: http://trackfield.brinkster.net/
[mensagens «0271» e «0288»]

United States Geological Survey: http://pubs.usgs.gov/
[mensagem «0106»]

[mensagem «0245»]

Wikiartwww.wikiart.org/en
[mensagens «0059» e «0211»]

Wikipédiahttps://en.wikipedia.org; https://fr.wikipedia.org; https://pt.wikipedia.org
[mensagens «0102», «0109», «0135», «0146», «0149», «0151», «0153», «0184», «0185», «0188», «0191», «0194», «0204», «0207», «0211», «0213», «0229», «0231», «0235», «0238», «0245», «0263», «0296», «0298», «0303», «0310», «0311», «0317», «0320», «0327», «0328» e «0338»]

[mensagem «0218»]

Wolfram Web Resource: http://mathworld.wolfram.com
[mensagem «0067»]

Sem comentários:

Enviar um comentário