"Os problemas são a força motriz da matemática. Um
bom problema é aquele cuja solução, em vez de simplesmente conduzir a um beco
sem saída, abre horizontes inteiramente novos."
(Stewart, 1995; p. 16)
ETNOMATEMÁTICA
Definição deste
campo de pesquisa e educação:
[0010] Paulus Gerdes e a Etnomatemática
[0101] Uma reflexão
fundadora da Etnomatemática
Exemplos culturais,
profissionais e sociais:
[0034] Os desenhos na areia: cultura ou etnomatemática?
[0129] Porque são os programas escolares tão assépticos?
[0329] Três problemas
de Matemática formulados no barrocal algarvio
[0343] As invulgares colunas da Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal
[0350] Um instrumento portátil para medir comprimentos:
o nosso corpo
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Uma lista de problemas
matemáticos usados na vida administrativa do Antigo Egipto (por
volta de 1 500 anos a. C.):
[0046] O mais antigo texto matemático conhecido: o Papiro
de Rhind
[0056] A criatividade que surge com a moleza de Verão …
Tales mede
indirectamente a altura da Grande Pirâmide do Egipto (no início do século VI a.
C.):
[0229] O Gnómon: um instrumento
de medição para usar nas escolas (II)
Argumento
de Gottfried Wilhelm Leibniz (Alemanha, 1646-1716) sobre os jogos matemáticos:
[0079] Argumentos
sobre a ligação entre os Jogos de Reflexão e a Matemática
Argumento
de Godfrey Harold Hardy (Inglaterra, 1877-1947) sobre os jogos matemáticos:
[0079] Argumentos
sobre a ligação entre os Jogos de Reflexão e a Matemática
Contributo para a biografia de Srinivasa
Aiyangar Ramanujan (Índia, 1887-1920):
[0002] O filme The Man Who Knew Infinity (O Homem que Viu
o Infinito)
DIVULGAÇÃO DA MATEMÁTICA
Referência à vida e às opiniões didácticas de Martin Gardner (EUA):
[0020] Martin Gardner (1914-2010)
Uma exposição no
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa):
[0067] A exposição «Jogos matemáticos através dos
tempos», no MUHNAC
ALGORITMOS
Resolução de um labirinto
por uma máquina:
[0013] Interesse pedagógico dos Labirintos
[0014] Mais outros três tipos de labirinto
Resolução de problemas dos
calendários:
[0198] Em que dia da
semana aconteceu?
[0282] Uma magia para a família e os amigos,
quando estiverem sentados à mesa de uma esplanada
Métodos eleitorais:
[0356] O paradoxo do Método
de Hondt
ÁLGEBRA e ARITMÉTICA
Contributos de Ramanujan e Hardy (em 1918), de Rademacher
(em 1937) e de Ono e Brunier (em 2011) para a partição
de números naturais:
[0002] O filme The Man Who Knew Infinity (O Homem que Viu
o Infinito)
[0155] Voltando à
«partição dos números naturais»
Utilização das propriedades
dos números e das suas álgebras nas magias:
[0018] Adivinha baseada na organização dos calendários
[0254] Uma magia
algébrica
[0306] Magia: amendoins que
desaparecem mesmo debaixo dos nossos olhos!
Utilização da escrita de números
nas bases 2, 3, ... nos sistemas de unidades de medida, nas magias e
noutras situações do dia-a-dia:
[0033] Adivinhar um número usando tabelas
[0062] Adivinhar um número usando tabelas (parte II)
[0064] Adivinhar um número usando tabelas (parte III)
[0122] O Jogo do Avô
Aferidor
[0165] Um Sistema de
Unidades de Peso do início do século XVI (com muita experiência matemática)
[0310] Os
Códigos de Barras: quando as técnicas se impõem aos modelos
Utilização das regras do
algoritmo da adição no cálculo mental, numa magia, …:
[0086] Adivinhando
rapidamente a soma de cinco números escolhidos aleatoriamente
[0099] Uma soma que «bate certo» … por magia
[0166] Professor,
quer saber como eu pensei?
Utilização das operações
elementares na modelação de situações económicas, lúdicas, ...:
[0161] Uma pitada de
Matemática para entender os Megamilionários
[0240] Pensamentos
humanos versus processamentos informáticos
Utilização de um teorema numérico simples
numa magia:
[0047] Um dos fundamentos das magias: «com a verdade me
enganas»
[0051] Análise indutiva do truque de Kardini
Utilização dos quadrados mágicos numa
magia:
[0152] Um quadrado
duplamente mágico …
COMBINATÓRIA
Descrição e cálculo das combinações
das pintas das pedras de um dominó, dos quadrados que formam um pentaminó:
[0039] Um dominó como qualquer outro … nas mãos de um
mágico
[0251] Os Pentaminós são mesmo um
quebra-cabeças!
[0340] 28 debates entre Partidos,
28 peças de Dominó
FUNÇÕES
Descrição e análise funcional
de casos vindos da vida, do jogo e do desporto, do mundo e das ciências:
[0068] Evolução do «record» mundial da corrida de 100
metros masculinos
[0100] As viagens das
moedas de €uro
[0102] Evolução do
melhor tempo mundial dos 100 metros em natação, estilo livre, masculinos
[0128] A eloquência
dos modelos: a Vida da Terra reduzida a Um Dia
[0179] Uma medida para a complexidade organizacional: a
necessidade de tradutores
[0181] Mais um modelo para simular, eloquentemente, as longas
durações
[0184] Frequência das
letras do alfabeto: da criptografia ao Scrabble
[0191] Uma tabela
usada na cozinha de um hospital nos finais do século XVII
[0194] A corrida dos
10 mil metros e os limites do nosso corpo
[0216] (I) O
tabuleiro de Xadrez e o crescimento exponencial
[0217] (II) Há diversos crescimentos exponenciais
[0218] (III) O
crescimento aproximadamente exponencial de uma epidemia
[0255] O
tempo de Vida da Terra reduzido a «dois metros»
[0271] Estará
o progresso no Salto em Altura esgotado?
[0279] Uma nova lei:
a da frequência de visitas numa cidade
[0288] Progresso e estagnação no
Salto com Vara
Descrição de fenómenos de
natureza estatística:
[0272] O tabuleiro de Galton
[0277] Três painéis de azulejo de Athos
Bulcão
Utilização de um referencial cartesiano:
[0219] Jogos para os quais há
material em casa (I)
GEOMETRIA EUCLIDIANA
O traçado prático de rectas e
de perpendiculares nas obras públicas:
[0060] A «Groma», instrumento romano para traçar linhas
rectas e linhas perpendiculares
[0063] E como se garantiria que os fios-de-prumo da
«Groma» estavam alinhados perpendicularmente?
Uma possível origem
experimental para o Teorema de Pitágoras:
[0209] Para que são feitos e como são feitos os mapas?
Possíveis inspirações cruzadas entre os sistemas de
coordenadas usados pelas profissões e o sistema
de coordenadas cartesianas:
[0031] O papel central do Azulejador
As formas geométricas
na Natureza, nas Culturas, nos Quebra-cabeças:
[0005] Uma forma de incentivar a curiosidade: as Magias!
[0136] A Geometria
que a Terra nos oferece
[0146] Em torno da
Casa da Música
[0147] A Galeria da
Biodiversidade, no Porto
[0153] Tangram, um quebra-cabeças que tanto apela à Arte como à
Geometria
[0183] «Trangrans» há
muitos
[0245] A Geometria
que a Terra nos oferece (II)
[0317] Objecto do
quotidiano ou Hiperbolóide de Revolução?
[0320] Os cinco sólidos platónicos em versão
artística
[0338] Cubismos
[0352] A omnipresença da Geometria no Mosteiro de
Santa Cruz (Coimbra)
As isometrias planas
na arquitectura, na arte, nos azulejos, nos bordados, nos pavimentos:
[0011] Na arte do Azulejo também pode haver Matemática
[0016] A exposição temporária «Azulejos portugueses de
padrão (séculos XVII – XX)»
[0035] Um painel de azulejos que é possível ver no
Castelo da S. Jorge
[0070] A longa diversificação dos «frisos»
[0072] Um padrão geométrico plano que só possui «rotação»
[0096] Uma obra «euclidiana» de Escher
[0133] Os azulejos
produzidos industrialmente na antiga Fábrica de Cerâmica de Sacavém
[0137] Exemplo do
mais simples dos frisos
[0180] Tenho de
visitar o Alhambra …
[0207] O Império Mogol e os azulejos mogol
[0233] Três frisos de azulejos de padrão,
num novo museu, em Estremoz
[0261] Paragem
na «Station Champs-Elysées-Clemenceau», em Paris VIII
[0292] Fariam estes
dois azulejos parte de um padrão?
[0293] Um azulejo pentagonal do século XV
[0301] Alguns
exemplos de azulejos de padrão em Évora
[0304] Painéis de padrão no Museu Nacional do
Azulejo
[0313] Frisos tipográficos
Identificação e classificação de padrões geométricos
definidos pelas isometrias planas:
[0061] Três famílias de padrões geométricos que
encontramos nas cidades
[0072] Um padrão geométrico plano que só possui «rotação»
[0073] Transformações geométricas para classificar os
«frisos»
[0119] Uma classificação dos «papéis de parede» aplicada aos
«azulejos de padrão»
[0120] Mais um exemplo de padrão geométrico plano
[0121] Um azulejo
sevilhano em Coimbra
[0123] Uma nova proposta de fluxograma para classificar os «papéis
de parede»
[0141] O motivo
pé-de-galo nos azulejos
[0142] Mais um motivo
azulejar do Palácio da Vila, em Sintra
[0148] Uma classificação matemática dos «frisos»
[0233] Três frisos de azulejos de padrão, num novo museu, em Estremoz
[0234] Criação e recolha de «frisos de padrão» nas actividades escolares
As isometrias tridimensionais
na cerâmica:
[0075] Um padrão geométrico tridimensional
A geometria tridimensional
nos azulejos, nos pacotes de açúcar, nos relógios de Sol, na Cozinha:
[0108] Um azulejo coimbrão com
proposições dos «Elementos» de Euclides
[0115] Sobre o
«pacote», não sobre o «açúcar»
[0117] Como construir
uma figura «tetraédrica» a partir de um rectângulo?
[0170] Um relógio que
une a Terra e o Sol
[0256] Os
azulejos didácticos dos jesuítas em Évora
[0355] Crise na Cozinha: as medidas de volume são um terror!
A utilização de ferramentas
geométricas nos quebra-cabeças, na Arqueologia, na Geografia, na Navegação, na Silvicultura, no quotidiano:
[0067] A exposição «Jogos matemáticos através dos
tempos», no MUHNAC
[0190] Um exemplo simples
de aplicação da Geometria na Arqueologia
[0200] A propósito
dos Faróis: a que distância, no Mar, se começa a avistar Terra?
[0222] O Homem de
Vitrúvio e a intuição de «distância de protecção»
[0224] A medida do perímetro da Terra: três
métodos históricos
[0225] A
histórica medição da distância entre Dunquerque e Barcelona (1792-1799)
[0228] O
Triângulo do Lenhador: um instrumento de medição para usar nas escolas (I)
[0229] O Gnómon: um instrumento de medição para
usar nas escolas (II)
[0231] Comentários
sobre os «instrumentos de medição para usar nas escolas» (III)
[0232] A Prancheta: um instrumento
de medição a usar na Matemática escolar (IV)
[0236] O Báculo de Jacob: um instrumento de medição a usar na Matemática escolar (V)
[0237] O Quadrante: um instrumento de medição a
usar na Matemática escolar (VI)
[0241] Como usar o Quadrante na Matemática escolar
(VII)
[0351] Um ilusionismo
baseado na Partição de Perigal
Descrições culturais com possível interpretação geométrica:
[0034] Os desenhos na areia: cultura ou etnomatemática?
[0204] A espiral do tempo e a árvore de Natal
[0221] Descrever as distâncias
sociais em termos de áreas e de densidades populacionais
GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS
[0333] Três tipos de relógios de Sol
[0349] Magia: uma
tragédia onde todos escapam!
GRUPOS
Exemplos nos quebra-cabeças,
…:
[0327] Quebra-cabeças: o célebre «Quinze», de Sam
Loyd
TOPOLOGIA
Utilização dos princípios
básicos da topologia nas magias:
[0008] Sensibilização para a Topologia: libertar a corda
sem retirar o colete
[0019] Mais uma magia topológica, baseada na curva de
Jordan
[0026] Retirar o colete sem retirar o casaco: de novo as
magias topológicas
[0118] Para breve a
apresentação pública da magia baseada na curva de Jordan?
[0130] A magia baseada na curva de Jordan vai ser apresentada
publicamente!
[0266] Irremediavelmente
algemados: uma magia topológica
Descrições culturais com possível interpretação topológica:
[0034] Os desenhos na areia: cultura ou etnomatemática?
[0134] Uma família de quebra-cabeças que se podem inventar e
resolver na areia
[0188] O problema dos
«nós»
[0296] Um
jardim com pontes, jogos e histórias
DEMONSTRAÇÃO
Utilização do raciocínio
lógico na resolução de quebra-cabeças:
[0182] Para não
esquecer tudo durante o Verão: o quebra-cabeças japonês «Kakuro»
[0257] Caixa Negra:
um quebra-cabeças que também é uma metáfora
[0263] O quebra-cabeças «Master
Mind»
[0281] Na
praia ou na montanha: cinco teoremas que ajudam a resolver o Kakuro
Utilização dos jogos de reflexão como analogia para a demonstração matemática:
[0004] Um jogo que apenas precisa de papel quadriculado e
lápis: o Cinco em Linha
[0131] Um jogo que se pode jogar com o que encontramos na praia
[0167] O Jogo de
Marienbad, uma variante do Jogo do Nim
[0265] A
Matemática e as Ludotecas (I): a Lógica e a Heurística
[0268] Jogos para os quais há material em casa (VI): o Hex
[0274] A
Matemática e as Ludotecas (II): a estratégia ganhante no Jogo do 31
[0298] A
Matemática e as Ludotecas (IV): o Jogo do Hex à prova
[0330] A Matemática e as Ludotecas
(V): diferença entre «táctica» e «estratégia» nos
jogos de reflexão
Utilização do raciocínio
numérico para a compreensão dos jogos de reflexão:
[0287] A Matemática e
as Ludotecas (III): qual o valor
relativo das peças de Xadrez?
Utilização de um quebra-cabeças
para o raciocínio por recorrência:
[0044] As Torres de Hanói: uma
oportunidade para raciocinar por recorrência
[0050] Voltando às Torres de
Hanói: uma estratégia e uma fórmula
Exemplos de demonstrações
baseadas em imagens:
[0202] Narrativas com
imagens: os impulsos e os factos
[0203] Na seguinte
narrativa, baseada em imagens, onde está o erro?
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