Um labirinto pode ser encarado
como um Quebra-cabeças.
Duas origens históricas para os labirintos
Os labirintos são um símbolo
para os desafios que todos temos de enfrentar. Talvez por isso a ideia de labirinto esteve presente no
desenvolvimento de numerosas civilizações.
É célebre a história de Teseu,
herói da mitologia grega: para não se perder no labirinto onde iria defrontar o
Minotauro, usou como apoio um fio de lã que a sua amada Ariane lhe deu. Esta
história está evocada num mosaico de origem romana, em Conímbriga:
Imagem trabalhada a partir de http://www.adauta.eu/coni
Uma utilização mais recentemente
dos labirintos surgiu nos jardins, como no de Hampton Court, em Inglaterra,
mandado construir pelo rei Guilherme III, em 1690:
Dois labirintos
lúdicos actuais
Entrar pela abertura à direita
e procurar o caminho para cair pela abertura do fundo:
Labirinto reproduzido
de «Quebra-cabeças / os labirintos de Greg Bright»
Ir de uma até à outra seta:
Labirinto de France
de Ranchin, reproduzido de «Nouveaux Labyrinthes»
Duas
observações sobre a construção de labirintos na escola
Os alunos gostam de resolver labirintos, embora apenas alguns gostem mais
do que a grande maioria.
Depois de os experimentar surgem questões interessantes, como: para quem
está «dentro de um labirinto», haverá um modo de encontrar a saída sem ser «ao
acaso»?
Entre os alunos que mais gostam de labirintos um ou outro tenta construir
um novo labirinto.
É importante que esses alunos já conheçam uma diversidade de tipos de
labirinto, para que compreendam, desde cedo, que esta é uma actividade aberta à
imaginação.
É igualmente importante começar por construir pequenos labirintos, de modo
a se poderem concentrar na aprendizagem de técnicas de construção sem se
desgastarem nas grandes construções.
É finalmente importante que os temas dos labirintos sejam estudados pelos
alunos que os constroem, como forma de enriquecimento pessoal e, também,
colectivo (na medida em que esse estudo vai influenciar a construção, ou
complementar a apresentação do próprio labirinto).
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