quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

[0341] Os blogues a que este bloguer está atento

A partir de hoje este blogue possui uma discreta ligação a três outros blogues (pode-se aceder a eles em Os blogues a que estou atento, a última das acções disponibilizadas ao leitor na coluna da direita.

Dois desses blogues estão em interacção directa com o trabalho de professores ainda no activo, sendo em parte animados por professoras actualmente «reformadas». Estas, ao se disponibilizarem para tal, não estão, de facto, «reformadas», continuando a ser professoras por novas vias.

O terceiro blogue tem o mesmo animador deste onde o bloguer está agora a escrever, e que, também por esta e outras vias, se recusa a ser mais «um reformado».

Eis pequenos apontamentos sobre estes três blogues:


Aproximações à utilização do Geogebra: blogue de uma comunidade de prática que desenvolve um projeto de utilização do GeoGebra em sala nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico:


Sendo o GeoGebra é uma ferramenta informática que apoia o trabalho em Geometria, este blogue pretende apoiar um projecto que visa a 1) Responsabilização dos professores pelo seu desenvolvimento profissional com forte investimento em áreas de fragilidade do ponto de vista científico, neste caso a geometria; a 2) Valorização de um trabalho colaborativo de partilha e reflexão sobre o desenvolvimento curricular que cada professor realiza; e a 3) Assunção de que os professores aprendem Matemática através do ensino.


Numericar: blogue que se tem estruturado em torno do Número do Dia, uma atividade de aprendizagem intrinsecamente ligada à escrita da data (medida do tempo) e que, sendo uma rotina diária inicial, é acrescida de uma exigência do ponto de vista cognitivo, visando a promoção do raciocínio e a comunicação matemática, ou seja, trata-se de uma ação estratégica para uma aprendizagem que se vai consolidando ao longo do tempo.
Eis o topo da página onde esta explicação é dada:



Aprendizagens: blogue que se apoia nas memórias fortes que os tempos do bloguer como professor deixaram, para construir um testemunho que contribua para compreender as crescentes distâncias entre os caminhos que a educação tomou e os que seriam escolhidos se se pretendesse chegar aos futuros que o bloguer constantemente imaginou.
A
mensagem que actualmente tem em destaque dá uma ideia das «memórias fortes» que nele são referidas:



Fonte (texto e imagem): blogues referidos acima

Sem comentários:

Enviar um comentário