sábado, 10 de junho de 2017

[0047] Um dos fundamentos das magias: «com a verdade me enganas»

Voltando ao caso da magia apresentada por David Copperfield na mensagem «0043». Ao tentar compreender os seus fundamentos (houve quem acertasse), podemos formular as seguintes regras:

O que o mágico nos diz é verdade
Neste caso o mágico disse-nos: pensem numa destas 6 cartas …


… e eu fá-la-ei desaparecer

Mas a magia também utiliza verdades que não nos são ditas
Neste caso o mágico: faz desaparecer as 6 cartas mostradas inicialmente e mostra-nos 5 cartas não mostradas antes


O espectador tende a confundir a verdade ouvida com toda a verdade
Neste caso o espectador: procura a sua carta, mas não repara que nenhuma das cartas originais desapareceu e foram substituídas por novas cartas

Por isso a magia procura apagar a distância entre a verdade dita e toda a verdade
Neste caso o mágico: escolhe o tipo de cartas mais difíceis de memorizar, as «figuras»; como elas são 12, mostra-nos primeiro 6 delas; procura que nos concentremos na «nossa carta»; depois mostra-nos 5 da outra metade (parece que tirou uma, «a nossa»)

Também no caso do truque do Dominó (mensagem «0039») o mágico só nos diz uma parte da verdade: mostra-nos 27 peças; não nos diz que retirou uma …

Um caso um pouco mais complexo: um truque de Kardini!


Pense num NÚMERO de DOIS DÍGITOS
(exemplo: 74)

SUBTRAIA desse número os seus dois dígitos
(exemplo: 74 - 7 - 4 = 63)

Procure na tabela abaixo o SÍMBOLO correspondente a este número, à sua DIREITA
(neste exemplo: 63)


Verifique se o seu SÍMBOLO é o que se encontra no centro do meu quadro mágico vermelho ...


Recomecemos:

Pense num NÚMERO de DOIS DÍGITOS

SUBTRAIA desse número os seus dois dígitos

Procure na tabela abaixo o SÍMBOLO correspondente a este número, à sua DIREITA


Verifique se o seu SÍMBOLO é o que se encontra no centro do meu quadro mágico vermelho ...


Voltarei a este truque dentro de duas ou três semanas …

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