Voltando ao caso da magia apresentada
por David Copperfield
na mensagem «0043». Ao tentar compreender os seus fundamentos (houve quem
acertasse), podemos formular as seguintes regras:
O que o mágico nos diz é verdade
Neste caso o mágico disse-nos: pensem numa destas 6 cartas …
… e eu fá-la-ei desaparecer
Mas a magia também utiliza verdades que não
nos são ditas
Neste caso o mágico: faz desaparecer as 6 cartas mostradas
inicialmente e mostra-nos 5 cartas não mostradas antes
O espectador tende a confundir a verdade
ouvida com toda a verdade
Neste caso o espectador: procura a sua carta, mas não repara que
nenhuma das cartas originais desapareceu e foram substituídas por novas cartas
Por isso a magia procura apagar a distância
entre a verdade dita e toda a verdade
Neste caso o mágico: escolhe o tipo de cartas mais difíceis de
memorizar, as «figuras»; como elas são 12, mostra-nos primeiro 6 delas; procura
que nos concentremos na «nossa carta»; depois mostra-nos 5 da outra metade
(parece que tirou uma, «a nossa»)
Também no caso do truque do Dominó
(mensagem «0039») o mágico só nos diz uma parte da verdade: mostra-nos 27 peças;
não nos diz que retirou uma …
Um caso um pouco mais complexo:
um truque de Kardini!
Pense num NÚMERO de DOIS
DÍGITOS
(exemplo: 74)
SUBTRAIA desse número os seus dois dígitos
(exemplo:
74 - 7 - 4 = 63)
Procure na tabela abaixo o SÍMBOLO
correspondente a este número, à sua DIREITA
(neste exemplo: 63)
Verifique se
o seu SÍMBOLO é
o que se encontra no centro do meu quadro mágico vermelho ...
Recomecemos:
Pense num NÚMERO de DOIS
DÍGITOS
SUBTRAIA desse número os seus dois dígitos
Procure na tabela abaixo o SÍMBOLO
correspondente a este número, à sua DIREITA
Verifique se
o seu SÍMBOLO é
o que se encontra no centro do meu quadro mágico vermelho ...
Voltarei a este truque dentro de
duas ou três semanas …
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