sábado, 26 de novembro de 2016

[0003] Jerome Seymour Bruner (1915-2016)

Psicólogo americano com importantes contribuições para a educação.

Nasceu e faleceu em Nova Iorque (1915-2016).


Excertos do seu livro «Cultura da Educação» (2000):

“Aparentemente, são dois os modos genéricos como os seres humanos organizam e gerem o seu conhecimento do mundo, e até estruturam a sua experiência imediata: um parece mais especializado para tratar de «coisas» físicas, o outro, para tratar das pessoas e das suas obrigações. A estes se chamam convencionalmente o pensamento lógico-científico e o pensamento narrativo.” (p. 65)
Diz-se que as “teorias científicas os as provas lógicas são ajuizadas mediante a verificação ou a prova – ou, mais precisamente, através da sua verificabilidade ou testabilidade - ao passo que as histórias são julgadas com base na verosimilhança ou na sua afinidade com a vida.” (p. 164)

“É através das nossas narrativas que construímos uma versão de nós mesmos no mundo, e é através da sua narrativa que a cultura oferece modelos de identidade e de acção aos seus membros. A valorização do lugar central da narrativa não advém de nenhuma disciplina em particular, mas da confluência de muitas: literatura, sócio-antropologia, linguística, história, psicologia e até informática.” (p. 14)
“Vivemos num mar de histórias e, tal como o peixe será (segundo o provérbio) o último a descobrir a água, temos as nossas dificuldades em perceber o que é nadar em histórias.” Para tomarmos consciência desta nossa condição há três métodos: o “contraste”, a “confrontação” e a “metacognição”. O primeiro método pode levar-nos a ouvir “dois relatos contrastantes mas igualmente razoáveis do «mesmo» acontecimento” (p. 194). O segundo é mais “enérgico” e “arriscado”, pois pode provocar “a ira e o ressentimento”; mas “há formas privilegiadas” de o utilizar na “amizade profunda e também na psicanálise”. “A metacognição converte os argumentos ontológicos sobre a natureza da realidade em argumentos epistemológicos sobre o nosso modo de conhecer. Enquanto o contraste e a confrontação podem suscitar a consciência acerca da realidade de conhecer, o objecto da metacognição é criar vias alternativas de conceber a formação da realidade. A metacognição, neste sentido, fornece uma base racional para a negociação interpessoal dos significados, um modo de alcançar a mútua compreensão, mesmo que a negociação falhe quanto à obtenção de consenso.” (p. 195)
“O objectivo da acção e da colaboração competentes, nos estudos da condição humana, é atingir, não a unanimidade, mas uma maior consciência. E maior consciência implica sempre maior diversidade.” (p. 133)

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