segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

[0209] Para que são feitos e como são feitos os mapas?


Cláudio Ptolomeu viveu em Alexandria, no Norte de África, entre 90 e 168 d. C.. As suas principais obras foram o Almagesto (o guia da Astronomia ocidental durante mais de 1 500 anos) e a Geografia (o primeiro fundamento científico para esta disciplina).

No tempo em que Cláudio Ptolomeu viveu Alexandria fazia parte há mais de um século do Império Romano (fora conquistada por Augusto em 30 a. C.), pelo que às tradições gregas dos seus fundadores se juntavam os interesses imperiais da administração romana. Não é pois de admirar que Ptolomeu tenha elaborado, como peça central da sua «Geografia», um mapa do mundo então conhecido: “os mapas do mundo conferiam uma autoridade arcana e mágica aos seus criadores e proprietários”; se os “xamãs”, os “sábios”, os “governantes” e os “líderes religiosos” compreendiam através deles “os segredos da criação e a extensão da humanidade, deviam certamente saber como dominar o mundo terrestre em toda a sua terrível e imprevisível diversidade.”

Outros impérios proporcionaram a outros criadores de mapas um papel semelhante ao de Ptolomeu. Na China, Pei Xiu, que viveu entre 223 e 271 d. C., foi nomeado Ministro das Obras Públicas pelo primeiro imperador da dinastia Jin (265 a 420 d. C.). Ele é muitas vezes referido como o Ptolomeu chinês, sobretudo porque definiu, no seu Yu gong diyu tu (Mapas Regionais do Yu Gong) aquilo a que chamou os seis princípios da cartografia: “O primeiro era o fenlü, as «divisões graduadas que são o meio de determinar a escala». O segundo era o zhunwang, uma «grelha retangular (de linhas paralelas em duas dimensões)». O terceiro era o daoli, ou «medir com passos os lados de triângulos retos, que é o modo de determinar o comprimento de distâncias derivadas». O quarto era o gaioxia, ou medir «o alto e baixo», e o sexto princípio era o yuzhi, ou medir «curvas e linhas retas».”

Como será interessante colocar um mapa moderno diante de alunos de Geografia e perguntar-lhes onde encontram nele materializados estes princípios (a escala, o quadriculado, as distâncias, as altitudes) …


… perguntando-lhes também como imaginam terem sido calculadas as distâncias primárias e as «derivadas» (em linha recta ou em curva): como terão aquelas contagens dos «passos» necessários para percorrer «os lados de triângulos retos» estado associadas ao nascimento daquilo a que hoje chamamos Teorema de Pitágoras?

Fonte: informações e citações do livro de Brotton (2019; pp.23, 65 e 162-163)

Mapa: Google Maps

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