domingo, 28 de janeiro de 2018

[0102] Evolução do melhor tempo mundial dos 100 metros em natação, estilo livre, masculinos

Em 1905, o húngaro Zoltán Halmay nadou, em estilo livre, os 100 metros em 65,8 segundos. Foi o primeiro tempo registado como o melhor do mundo nesta disciplina, por parte dos homens.
Até hoje, este registo dos melhores tempos mundiais foi muitas vezes actualizado, tendo havido alguns intervalos de tempo em que isso não aconteceu, tendo o maior deles ocorrido após a marca de Halmay, que só foi batida cerca de dez anos mais tarde.

Entre os autores das melhores marcas mundiais figuram os seguintes atletas, escolhidos de modo a proporcionar uma ideia dos progressos feitos mais ou menos de vinte em vinte anos:

em 1924, o norte-americano Johnny Weissmuller (mais conhecido por ter interpretado, no cinema, o papel de Tarzan), com 57,4 segundos;
em 1944, o norte-americano Alan Ford, com 55,9 segundos;
em 1964, o norte-americano Stephen Clark, com 52,9 segundos;
em 1988, o norte-americano Matt Biondi, com 48,42 segundos;
e, em 2009, o brasileiro César Cielo, com 46,91 segundos, sendo este o melhor tempo de sempre.

Não sabemos ainda quanto tempo durará o actual intervalo de tempo em que a melhor marca mundial não é superada, mas ela já se situa em quase 9 anos, desde 2009 até este início de 2018.

Se pudéssemos colocar estes seis atletas lado a lado na mesma piscina, como se cada um nadasse no dia em que alcançou o seu melhor tempo, eles estariam, no momento da chegada do vencedor, mais ou menos nas seguintes posições:


Tal como em relação às corridas (ver mensagem «0068»), é absurdo não considerar a existência de um limite para a evolução das melhores marcas desta prova atlética. Se observarmos a média dessa evolução por década (e descontando a compreensível rapidez com que ela se verificou nas primeiras duas), não é ainda fácil sentir que esse limite esteja a chegar:


A mesma dificuldade de percepção de um limite para o desempenho atlético nesta prova também ocorre com a corrida de 100 metros masculinos (ver mensagem «0068»).

Fontes: melhores resultados, na Wikipédia; imagem do nadador, sítio da Federação Internacional de Natação

Sem comentários:

Enviar um comentário