Neil MacGregor resume deste modo as
mudanças que ocorreram no mundo entre 400 e 800 depois de Cristo:
“A Rota da Seda, da China ao Mediterrâneo,
teve o seu auge entre os anos 500 a 800, o tempo da chamada Idade das Trevas na
Europa Ocidental. Esta rota comercial ligava a renascida dinastia chinesa de
Tang e o recém-formado califado islâmico, que irrompera na Arábia e conquistara
o Médio Oriente e o Norte de África com espantosa rapidez. Não foram apenas
pessoas e bens que transitaram pela Rota da Seda, mas também ideias. O budismo
espalhou-se da Índia à China e mais além, ao novo reino da Coreia. Os produtos
do Sul da Ásia chegaram à remota Grã-Bretanha, como se pode ver pelas gemas
encontradas em Sutton Hoo. Ao mesmo tempo, mas isoladamente, floresciam os
primeiros Estados na América do Sul.”
Dos cinco objectos do British Museum que seleccionou para ilustrar este
período da nossa história, eu escolhi uma pintura sobre madeira que nos recorda
a Rota da Seda.
Aquilo que se designa por Rota da Seda era uma rede de caminhos, com seis mil
quilómetros de comprimentos, que ligava o Pacífico ao Mediterrâneo.
No século VII o reino de Khotan, situado na Ásia Central, era um ponto de
reabastecimentos da Rota da Seda e, ele próprio, um grande centro do fabrico de
seda.
E foi num santuário budista de Khotan que foi encontrada, no século XIX, esta
pintura:
Ela foi pintada sobre uma prancha rugosa, com o tamanho de
um teclado de computador, a preto e branco, com retoques a azul e vermelho, e
foi feita para ajudar a contar uma história sobre a Princesa da Seda, que se
encontra figurada no centro. Segundo o que essa história conta, esta princesa
vivia na Reino da Seda e iria casar com o rei do Reino do Jade e, para poder
levar consigo o segredo da produção da seda sem desagradar ao seu pai, escondeu
sob o seu penteado os bichos-da-seda, os casulos e as sementes de amoreira.
Enfim, uma lenda que ajudou a poupar os verdadeiros autores de uma das mais
importantes transferências de tecnologia da História …
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Fonte (texto):
livro de MacGregor (2014; pp. 287 e 311-315)
Imagem: https://www.bbc.co.uk/programmes/b00sl6f0
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