O Jogo do Alquerque (cujas regras foram abordadas na
mensagem «0159») parece estar no centro da experimentação e até da evolução de
diversos jogos.
Por um lado, o seu tabuleiro tem sido usado para
jogar outros jogos, nomeadamente jogos de caça (como os conhecidos: 1 raposa
contra 12 galinhas; e 12 caçadores contra 1 lebre), figurando com esse
propósito no célebre manuscrito encomendado por Afonso X (sobre este ver a
mensagem «0037»):
Por outro lado, tem sido admitido que o «Alquerque»
esteja na origem directa das «Damas»: a associação das regras do «Alquerque» ao
tabuleiro de «Xadrez» terá conduzido ao jogo espanhol «Andarraya», que depois
terá evoluído para as «Damas»:
Por fim, o próprio «Alquerque» tem sido disputado noutros
tabuleiros, utilizando as mesmas regras ou regras muito semelhantes:
Na Índia:
Em Marrocos:
E na Suécia, onde é designado por
«Dablot», que correspondem a algumas diferenças nas regras: cada jogador dispõe
de 28 Camponeses, 1 Príncipe e 1 Rei, não podendo o Camponês capturar o
Príncipe e o Rei e o Príncipe não podendo capturar o Rei:
Fontes: sobre a utilização do tabuleiro para jogos de caça, ver o catálogo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa & do Museu da Cidade da Câmara Municipal de Lisboa (2004; p. 30) e o livro de Sá, Almiro, Cavaleiro, Reis, Abreu e Zenhas (2004; p. 108); as restantes fundamentações encontram-se no livro de Neto & Silva (2006; pp. 69-71 e 73)
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