sábado, 27 de abril de 2019

[0172] À procura de uma definição de Memória

Se definirmos Memória como qualquer informação, em suporte material ou imaterial, que nos proporciona pistas sobre como foi o passado, então as pegadas de Laetoli, descobertas em 1978 pelos paleontologistas Mary Leakey e Paul Abell, são um exemplo de «memória».

Laetoli situa-se na Tanzânia e as cerca de 70 pegadas aí encontradas ao longo de um trilho de 27 metros foram produzidas por três indivíduos que andavam sobre cinzas vulcânicas recentes e mais tarde recobertas por uma nova camada de cinzas e assim preservadas durante 3,6 milhões de anos:




A interpretação destas memórias involuntárias, e o seu cruzamento com outras memórias, geológicas e paleontológicas, permitiram concluir que aqueles que as produziram seriam provavelmente Australopithecus afarensis, pois foram encontrados fósseis desta espécie nos mesmos níveis sedimentares da região onde este trilho se situa. E permitiram afirmar que estes nossos antepassados já eram bípedes, com um formato de pés muito próximo dos nossos, e que andavam quase como nós.

De acordo com a definição ensaiada acima, estas conclusões já não são Memória.
Podemos chamar-lhes várias coisas, desde Ciência a Património, pois elas resultaram da acção de quem ainda caminha sobre as cinzas que os tempos de hoje emitiram e que ainda arrefecem sob os nossos pés. Só voltarão a ser Memória quando uma nova camada de cinzas as recobrir durante o tempo suficiente para que nos esqueçamos que elas existiram.

Fonte descritiva das pegadas: sítio do Smithsonian National Museum of Natural History

sábado, 20 de abril de 2019

[0171] Alguns parentes do Jogo do Alquerque


O Jogo do Alquerque (cujas regras foram abordadas na mensagem «0159») parece estar no centro da experimentação e até da evolução de diversos jogos.

Por um lado, o seu tabuleiro tem sido usado para jogar outros jogos, nomeadamente jogos de caça (como os conhecidos: 1 raposa contra 12 galinhas; e 12 caçadores contra 1 lebre), figurando com esse propósito no célebre manuscrito encomendado por Afonso X (sobre este ver a mensagem «0037»):


Por outro lado, tem sido admitido que o «Alquerque» esteja na origem directa das «Damas»: a associação das regras do «Alquerque» ao tabuleiro de «Xadrez» terá conduzido ao jogo espanhol «Andarraya», que depois terá evoluído para as «Damas»:


Por fim, o próprio «Alquerque» tem sido disputado noutros tabuleiros, utilizando as mesmas regras ou regras muito semelhantes:

Na Índia:


Em Marrocos:


E na Suécia, onde é designado por «Dablot», que correspondem a algumas diferenças nas regras: cada jogador dispõe de 28 Camponeses, 1 Príncipe e 1 Rei, não podendo o Camponês capturar o Príncipe e o Rei e o Príncipe não podendo capturar o Rei:


Fontes: sobre a utilização do tabuleiro para jogos de caça, ver o catálogo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa & do Museu da Cidade da Câmara Municipal de Lisboa (2004; p. 30) e o livro de Sá, Almiro, Cavaleiro, Reis, Abreu e Zenhas (2004; p. 108); as restantes fundamentações encontram-se no livro de Neto & Silva (2006; pp. 69-71 e 73)

domingo, 14 de abril de 2019

[0170] Um relógio que une a Terra e o Sol


No Mosteiro de Alcobaça existe um Relógio de Sol que permite ler as horas em três faces verticais, uma privilegiando as da manhã, outra as do meio do dia e a terceira as da tarde:

A face virada para Sul e as outras duas faces, a da manhã e a da tarde
(fotografias de Pedro Esteves)

A construção de relógio solares pressupõe que se entenda a geometria que une o Sol e a Terra.

Pode-se começar por imaginar um destes relógios colocado no Pólo Norte, com a base horizontal e o gnomo (o estilete que produz a sombra) vertical (portanto sobreposto ao eixo de rotação da Terra):


Os raios da luz solar que tocam no extremo superior do gnomo geram, ao longo das 24 horas de um dia, um cone de revolução cujo eixo é o gnomo. A intersecção desse cone com a base do relógio é uma circunferência e as 24 horas estarão nela distribuídas uniformemente, de modo que a cada hora corresponde um arco de 15º.
Na figura seguinte estão marcadas apenas doze horas (que, portanto, dividem a circunferência em arcos de 30º):


Para construir um Relógio de Sol noutro ponto da Terra escolhe-se, conforme a latitude, ou uma base horizontal (isto é, tangente à superfície do nosso planeta) e um gnomo paralelo ao que está no Pólo Norte, ou uma base e um gnomo com outras orientações, garantindo, em qualquer dos casos, que o cone que os raios de Sol geram ao longo do dia intercepta a base do relógio:


Imaginando agora que as duas bases partilham o mesmo gnomo, os raios de Sol que geraram uma circunferência na primeira geram, na segunda, uma elipse (ou, para ângulos mais radicais, uma parábola ou uma hipérbole):


O modelo do Relógio de Sol está esboçado. Há, no entanto, mais factos a considerar e outros desafios a resolver …

sábado, 6 de abril de 2019

[0169] Sobre o terceiro Objectivo do Desenvolvimento Sustentável: saúde de qualidade


Amanhã, 7 de Abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. É um bom momento para lembrar o terceiro dos dezassete Objectivos de Desenvolvimento Sustentável que as Nações Unidas propuseram aos governos e aos cidadãos do mundo cumprir entre 2015 e 2030: saúde de qualidade.


Este objectivo foi-nos apresentado assim em https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel:

Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 000 nados-vivos.
Até 2030, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países a tentarem reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1 000 nados-vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1 000 nados-vivos.
Até 2030, acabar com as epidemias de Sida, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.
Até 2030, reduzir num terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.
Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas e uso nocivo do álcool.
Até 2020, reduzir para metade, a nível global, o número de mortos e feridos devido a acidentes rodoviários.
Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planeamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais.
Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais para todos de forma segura, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis.
Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças devido a químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, água e solo.
Fortalecer a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco em todos os países, conforme apropriado.
Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento, proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis, de acordo com a Declaração de Doha, que dita o direito dos países em desenvolvimento de utilizarem plenamente as disposições do acordo TRIPS sobre flexibilidades para proteger a saúde pública e, em particular, proporcionar o acesso a medicamentos para todos.
Aumentar substancialmente o financiamento da saúde e o recrutamento, formação, e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gestão de riscos nacionais e globais de saúde.

Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável foram genericamente apresentados na mensagem «0080», o primeiro desses objectivos, erradicar a pobreza, foi-o na mensagem «0154» e o segundo, erradicar a fome, na mensagem «0157».