Através do seguinte fluxograma é possível classificar como
«papel de parede» os quatro casos de azulejo de padrão referidos em mensagens
anteriores:
Na mensagem «0016» foi apresentado o caso de um painel de
azulejos que possui uma única propriedade geométrica, duas translações:
Portanto, as três perguntas a que o diagrama classificativo dos
papéis de parede sujeita este painel de azulejos têm resposta negativa: ele é de
tipo p1.
As duas translações são comuns a
todos os papéis de parede; o que os distingue são as outras propriedades. Num
dos casos apresentados na mensagem «0011» existe pelo menos uma simetria em
relação a um eixo (concretamente, duas famílias de eixos de simetria
axial, ambos verticais):
As perguntas a que este painel de azulejos é sujeito têm então
como resposta: um «não» (não há qualquer rotação); um «sim» (há uma simetria
axial); e um «não» (não há simetrias deslizantes). Ele é do tipo pm.
No outro caso apresentado na mensagem «0011» existe pelo
menos um
centro de rotação (concretamente, quatro famílias de centros de
rotação, todos de 180º):
As perguntas a que é submetido respondem-se através de um «180º»
(a sua menor amplitude da rotação), de um «não» (não há simetria axial) e de
outro «não» (não há simetria deslizante). Ele é do tipo p2.
Finalmente, no caso apresentado na mensagem «0035» existe
uma combinação
de rotações (quatro famílias de centros para dar meias voltas) e de simetrias
axiais (duas famílias verticais e outras duas horizontais):
As perguntas a que é submetido respondem-se através de um «180º»
(a sua menor amplitude da rotação) e de três «sins» (há simetria axial; essas
simetrias são em duas direcções; e os centros de rotação encontram-se sobre
esses eixos de simetria). Este painel de azulejos é do tipo pmm.
Para exemplificar os 17 casos de
papel de parede através de painéis de azulejos, falta mostrar … mais 13
exemplos!
Fonte (para o
organigrama classificativo): Coxford Jr., Burks, Giamati & Jonik (1993; p. 42)
A primeira e a última imagens
foram trabalhadas sobre fotografias de Eva Maria Blum; e a segunda e a terceira
imagens de um painel de azulejos foram trabalhadas sobre imagens de um «pdf» da
autoria de Ana Almeida (pp. 3 e 27)
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