O jornal «Público» divulgou há dias o seu ranking anual das escolas portuguesas,
como já faz desde 2001, como forma de promover um modelo particular de educação
e de louvar as escolas que melhor o implementam – e de deixar uma nuvem negra
de suspeição sobre todas as outras.
Além das tabelas com as classificações das escolas (uma para
o Básico; outra para o Secundário) e de uns tantos artigos explicativos e
interpretativos, foram incluídos no suplemento que se encarregou desta obscura tarefa
oito anúncios de escolas privadas, uma delas do Ensino Superior. Dois desses
anúncios limitam-se a referir os nomes das escolas, os cursos que aí são
oferecidos e os indispensáveis contactos. Os outros seis anúncios apostam também
na doutrinação e no marketing, com
palavras-chave bastante variadas.
E elas são (primeiro as que surgem duas vezes; depois a que
surgem só uma vez; em ambos os casos por ordem alfabética):
2 vezes:
Educar
Futuro
Inovação
Mundo
Sucesso
1 vez:
Capacidade
Competência
Conhecimento
Excelência
Mudar
Ranking
Saber
Transformar
Universidade
Valer
Fonte:
Público (2018)
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