quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

[0104] A pequenez das escolas privadas

O jornal «Público» divulgou há dias o seu ranking anual das escolas portuguesas, como já faz desde 2001, como forma de promover um modelo particular de educação e de louvar as escolas que melhor o implementam – e de deixar uma nuvem negra de suspeição sobre todas as outras.


Além das tabelas com as classificações das escolas (uma para o Básico; outra para o Secundário) e de uns tantos artigos explicativos e interpretativos, foram incluídos no suplemento que se encarregou desta obscura tarefa oito anúncios de escolas privadas, uma delas do Ensino Superior. Dois desses anúncios limitam-se a referir os nomes das escolas, os cursos que aí são oferecidos e os indispensáveis contactos. Os outros seis anúncios apostam também na doutrinação e no marketing, com palavras-chave bastante variadas.
E elas são (primeiro as que surgem duas vezes; depois a que surgem só uma vez; em ambos os casos por ordem alfabética):

2 vezes:
Educar
Futuro
Inovação
Mundo
Sucesso

1 vez:
Capacidade
Competência
Conhecimento
Excelência
Mudar
Ranking
Saber
Transformar
Universidade
Valer

Fonte: Público (2018)

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