sábado, 1 de julho de 2017

[0053] A exuberância da «Viagem da Camélia»

Jun Shirasu (nascido no ano de 1963, em Tóquio) apresentou este ano, na Galeria Ratton (Lisboa), um conjunto de painéis de azulejos intitulados, globalmente, A Viagem da Camélia.
A Camélia, ou Japoneira, chegou à Europa vinda do Extremo Oriente.

Primeiro painel, a ler da direita para a esquerda, como na escrita japonesa:




Um navio português, com os
mastros substituídos por
uma cameleira / japoneira,
parte da baía de Nagazaqui;
em terra, representados à
semelhança dos biombos,
estão miúdos, monges,
piratas, animais,
objectos diversos













Parte outro navio português;
a sua tripulação está
representada
como nos biombos Namban


Estes painéis de Jun Shirasu foram pintados em azul cobalto sobre esmalte branco.
O azul cobalto surgiu na antiga Pérsia, tendo daí chegado à antiga China, através da rota da seda. Na China, entre os séculos XIII e XIV, o cobalto foi adoptado na decoração das porcelanas; e a influência destas na Europa levou à sua adopção no azulejo, onde se tornou predominante no século XVII.

Fonte: folheto de Meco (2017)
Fotografias: Eva Maria Blum

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