quarta-feira, 12 de julho de 2017

[0056] A criatividade que surge com a moleza de Verão …

Uma das memórias mais fortes que tenho dos tempos em que estive activo como professor diz respeito à disponibilidade da minha mente durante as férias de Verão: era um tempo em que não havia um dia de ontem, nem de hoje, e sobretudo amanhã não era dia. Estava com a mente completamente livre. E por isso me surgiam as mais diversas questões e hipóteses sobre o que me rodeava, que ia anotando num dos blocos de notas que sempre me acompanharam. E, mais tarde, à medida que me interessava pelo que tinha anotado, enfrentava galhardamente alguns dos desafios que me tinha colocado … e ia perdendo a memória sobre os restantes.
Agora isso não me acontece (tanto, nem especialmente no Verão), porque a minha actividade é mais homogénea ao longo de todo o ano.

Na mensagem «0046» figurava o seguinte problema, colocado no papiro de Rhind, escrito há mais de 3 500 anos: “Em sete casas há sete gatos. Cada gato apanha sete ratos. Se cada rato comer sete espigas, e se cada espiga semeada produzir sete alqueires, qual é a soma total?

Este texto tem cinco frases, surgindo nas três interiores a palavra “cada”; admito então (não estando de modo nenhum certo disso) que na primeira frase, “Em sete casas há sete gatos”, não se quis dizer “Em cada uma de sete casas há sete gatos”.

Então, para o(s) autor(es) deste texto, cada gato seria faraó numa casa (tal como hoje):


Se cada (cada um dos 7) gato(s) apanhava 7 ratos, teríamos 7 x 7 ratos apanhados.
Se cada rato comia 7 espigas, teríamos 7 x 7 x 7 espigas comidas.
Se cada espiga produzia 7 alqueires, a produção seria de 7 x 7 x 7 x 7 alqueires.

Mas que quereria(m) o(s) autor(es) dizer com “soma total”?
Uma hipótese: ele(s) referir-se-ia(m)-se aos “alqueires”. Então a resposta seria 7 x 7 x 7 x 7 (ou 74).
E outra hipótese: ele(s) quereria(m) somar todos aqueles números, para chatear todos os egípcios que tentassem resolver ao problema. Então a resposta seria:
(7) + (7 x 7) + (7 x 7 x 7) + (7 x 7 x 7 x 7)
Como ainda não havia exames obrigatórios no final de cada ciclo de escolaridade, duvido que fosse esta a solução esperada.
E se houvesse, talvez no papiro com as soluções viesse escrito:
(7 + 73) x (1 + 7).

Imagem não identificada: estátua de gato, em bronze, do Egipto Antigo

Sem comentários:

Enviar um comentário