sábado, 27 de maio de 2017

[0043] Um truque de David Copperfield (para pensar nos fundamentos das magias)

Foi-me observado, a propósito das mensagens que já publiquei sobre «magias», que é preciso incentivar quem lê a pensar no que lê (e assim se tornar capaz de pensar para além do que leu).

Um dos aspectos sobre que é preciso pensar é o dos fundamentos dos truques mágicos, convindo não começar por casos muito complicados. Um bom exemplo é o seguinte truque do David Copperfield, apresentado através de um Power Point (que me chegou, em tempos, anexado a um email) e de que agora reproduzo todos os textos e as imagens essenciais:

Dentro de um momento entrarás num
mundo mágico …

… e nele testemunharás algo muito especial.

Farás parte de uma ilusão …


Através deste simples programa verás que …

… eu posso ler os teus pensamentos,
através do teu computador.


Olha bem os meus olhos e pensa na tua carta.

Eu não te conheço e não te posso ver.
Mas sou capaz de mostrar a tua carta.



Até à próxima!

Voltarei a este caso daqui a duas ou três semanas. E nessa altura apresentarei outro caso, um tanto mais difícil.
Entretanto, espero comentários e … até a próxima!

2 comentários:

  1. É ridículo como vi este Pwp e não me questionei. Grata pelo desafio Pedro. Claro que agora percebo que todas as cartas apresentadas... desaparecem/ são substituídas.Ainda assim, VIVA A MAGIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      A ideia de colocar este desafio foi «didáctica». Nós temos tendência a ficar maravilhados com as magias (e ainda bem), mas se as quisermos perceber temos de ter a coragem de parar um pouco.
      Não sou «mágico»; mas, pelo que vou percebendo das «magias», estas têm fundamentos muito simples, por vezes hilariantes. E o papel de um bom mágico será criar à volta desse fundamento uma complexidade interessante (uma espécie de «cultura»).
      Obrigado pelo seu comentário!

      Eliminar