Este jogo era conhecido no Império Romano por Ludus Latrunculorum. Tem, entretanto, sido traduzido por Jogo do Soldado, Jogo do Mercenário e Jogo do Ladrão. As suas regras explicam, em parte, porquê …
Trata-se de um jogo de estratégia, embora nalgumas versões inclua um factor
aleatório, através do uso de dados. Os achados arqueológicos sugerem que podia
ser jogado em tabuleiros diferentemente quadriculados,
sendo mais frequente a quadricula 8 x 8.
As seguintes peças, que se presume estarem relacionadas com este jogo,
foram achadas nas ruínas arqueologicamente estudadas do Forte Romano de
Housestead, na Escócia, estando datadas entre o século II e o século III d. C.:
É plausível que o essencial das suas regras fosse
constituído por:
Tabuleiro quadrado, com 8 x 8 casas:
Cada jogador
tem inicialmente 17 peças, sendo 16 iguais (os soldados) e 1 diferente (o
«Dux», ou «comandante»).
Na primeira fase do jogo, os jogadores, jogando alternadamente, colocam os
«soldados» no tabuleiro, 2 de cada vez, em casas não ocupadas, sendo o
«comandante» colocado no fim (convenciona-se a seguir que umas peças são
vermelhas e as outras azuis).
Durante esta fase nenhuma peça é movimentada, nem eliminada.
Na segunda fase do jogo, cada jogador, na sua vez de jogar, movimenta uma das
suas peças no tabuleiro, ou na vertical, ou na horizontal (não em diagonal),
procurando «capturar» uma das peças do adversário.
A captura de uma peça adversária ocorre quando ela é colocada entre duas peças
próprias, ou na vertical, ou na horizontal:
A peça capturada é imediatamente
retirada do tabuleiro e não voltará a ser utilizada no jogo.
Num só movimento uma peça pode «capturar» mais de uma peça adversária:
Após capturar uma ou mais peças, o
jogador que procedeu à captura movimenta de novo uma das suas peças.
O «comandante» movimenta-se como os «soldados», mas pode saltar sobre uma peça
adversária (sem a capturar), para uma casa vazia, com o objectivo de «capturar»
outra peça:
O «comandante» pode ser capturado de
modo semelhante ao de qualquer outra peça.
O jogador que capturar todas as peças do adversário ganha o jogo.
Se um dos jogadores conseguir formar uma «barreira» com as suas peças (uma fila
completa de peças), o jogo termina, ganhando o jogador que possuir mais peças
(caso os dois jogadores possuam o mesmo número de peças, o jogo é considerado
empatado).
As regras deste jogo e a imagem do tabuleiro encontram-se
num ficheiro acessível a partir da página Documentos deste blogue, na pasta Jogos de
Reflexão.
O tabuleiro pode ser impresso a partir desse ficheiro (mas também não é difícil
de desenhar).
As peças podem ser feitas a partir do material disponível em casa (por exemplo,
tampas de garrafas), ou que seja viável construir a partir deles (por exemplo, embalagens
de cartão) ou procurar perto de casa (por exemplo, sementes de Eucalipto).
Fontes: catálogo
da exposição «Pedras que Jogam»
Imagem arqueológica: sítio Ancient Games
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