domingo, 4 de abril de 2021

[0265] A Matemática e as Ludotecas (I): a Lógica e a Heurística

Já me tinha esquecido deste diapositivo:

Ele fez parte de um Power Point que apresentei na 9ª Conferência Internacional de Ludotecas, realizada em Lisboa, em Maio 2002, a que dei o título: «LUDOTECAS ESCOLARES E MATEMÁTICA, nos concelhos de Almada e Seixal». E pretendia chamar a atenção para dois argumentos que podem ser avançados para justificar a utilização de Quebra-cabeças e de Jogos de Reflexão nas escolas: à direita temos uma posição do Quatro em Linha e à esquerda a posição inicial dos discos nas Torres de Hanói; no caso da posição do Quatro em Linha, podemos deduzir, logicamente, que as peças verdes já não conseguem evitar a derrota; e no caso da posição inicial dos discos das Torres de Hanói, não sendo possível antecipar o modo de os deslocar precisaremos de imaginar um processo heurístico para o fazer. Em muitas situações profissionais (que envolvem ou não a Matemática), e também em situações não profissionais, é necessário recorrer à conjugação destas duas formas de agir. Então, numa Ludoteca, ao brincarem, os jovens também se preparam para as suas futuras vidas como cidadãos.

Se além dos «quebra-cabeças» e dos «jogos de reflexão» pensarmos nas muitas outras actividades lúdicas que podem ser propostas numa Ludoteca escolar, há ainda outros argumentos que justificam que se brinque nas escolas, como os do desenvolvimento das capacidades de concentração, das motoras e das associadas ao relacionamento entre iguais e entre gerações.

Torres de Hanói: ver mensagens «0044» e «0050»
Quatro em Linha: nunca me referi a este jogo neste blogue; ele é parecido com o Cinco em Linha (mensagem «0004»), com duas diferenças, basta alinhar 4 peças próprias para vencer o jogo e as peças vão sendo dispostas no tabuleiro (que é vertical) por gravidade (a partir de uma ranhura existente no bordo superior)

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