O tabuleiro do HEX é composto por hexágonos (origem do nome dado ao jogo), formando aquilo que se parece com um «losango». Os «lados» opostos deste «losango» têm a mesma cor, que no exemplo figurado a seguir, são o azul e o vermelho:
Os jogadores
experientes escolhem tabuleiros com lados formados por onze, ou até por mais,
hexágonos.
As peças de um dos jogadores têm uma das cores dos «lados» e as peças do outro
têm a outra cor (basta serem de cor diferente)
Na sua vez de jogar, cada jogador coloca uma das suas peças num hexágono
desocupado, com o objectivo de formar uma cadeia contínua com as suas peças
ligando um dos lados do tabuleiro ao lado oposto (os lados que têm a cor das
suas peças).
Cada um dos jogadores tenta não só completar a sua própria cadeia, como,
naturalmente, impedir a formação da cadeia do seu adversário.
Usualmente, os hexágonos situados nos «vértices» do «losango» são considerados
parte integrante dos «lados» de ambos os jogadores, mas antes de iniciarem um
jogo os dois jogadores podem acordar em exclui-los.
Os principiantes podem usar tabuleiros mais pequenos. As figuras (a) e (b)
ilustram os resultados de dois jogos entre principiantes:
Este jogo, inventado pelo matemático dinamarquês Piet Hein,
em 1942, tem uma característica pouco frequente: não pode haver empates!
É possível demonstrar este facto recorrendo a métodos matemáticos. Mas ele também
pode ser argumentado a partir do simples raciocínio lógico: alguém tenta?
Na Drop Box associada a este blogue encontra-se um ficheiro com as regras deste
jogo e a imagem do tabuleiro de tamanho 12 x 12. Para jogar, basta imprimir o
tabuleiro e arranjar o número de peças suficiente para nele jogar, nem que
sejam «grãos» contra «feijões»!
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