Nele, o autor (nascido em 1979) conta-nos a seguinte
história, acontecida quando explicava Matemática a um miúdo de oito anos:
“Certa vez, durante uma lição
sobre a adição, o miudito teve uma intuição, pequena mas brilhante. Estava a copiar
os trabalhos de casa para os vermos juntos. A soma era 12 + 9, mas ele escreveu
19 + 2. A resposta, reparou ele, era a mesma. Tanto doze mais nove como
dezanove mais dois, dava vinte e um. Achou engraçado o seu erro involuntário;
fez uma pausa para pensar. Eu fiquei à espera, sem querer falar com medo de lhe
baralhar os pensamentos. Mais tarde pedi-lhe para fazer uma soma muito maior,
qualquer coisa como 83 + 8. Ele fechou os olhos e disse: «Oitenta e nove,
noventa, noventa e um». Percebi então que ele tinha compreendido.”
Fonte: Tammet (2016; pp. 53-54)
Sem comentários:
Enviar um comentário