Em 1987 comprei este interessante livro na Feira do Livro de Lisboa:
Entre os problemas aí abordados encontra-se o da
localização do «ponto de fuga» (ou «limite assimptótico») de um determinado
fenómeno, o que, em dado momento, foi ilustrado com o caso das melhores marcas
mundiais na corrida de 1 500 metros (masculinos).
Como já aqui analisei os casos de duas outras «corridas» (os 100 metros, na mensagem «0068»; e os 10 mil metros, na mensagem «0194»), vou abordar a seguir o caso de um «salto».
A lista dos máximos mundiais, quer masculinos quer femininos, é consultável no sítio Track and Field Statistics. Os máximos oficiais do salto em Altura masculino são os seguintes (três deles estão assinalados com um asterisco, por repetirem o máximo que já estava em vigor):
Como já aqui analisei os casos de duas outras «corridas» (os 100 metros, na mensagem «0068»; e os 10 mil metros, na mensagem «0194»), vou abordar a seguir o caso de um «salto».
A lista dos máximos mundiais, quer masculinos quer femininos, é consultável no sítio Track and Field Statistics. Os máximos oficiais do salto em Altura masculino são os seguintes (três deles estão assinalados com um asterisco, por repetirem o máximo que já estava em vigor):
Para se ter uma visão mais intuitiva da evolução
deste máximo vale a pena experimentar uma outra apresentação destes dados. Por
exemplo, apreciando quantas vezes o máximo foi melhorado numa década e em
quantos centímetros em relação à década anterior:
Depois dos esplendorosos anos 60, 70 e 80 parece ter havido um
esgotamento das melhorias no Salto em Altura. Ter-se-á verificado o mesmo
noutras disciplinas do Atletismo?
A ter apenas em conta as «corridas» dos 100 e dos 10 mil metros, onde se
verificaram diversas melhorias nos últimos 20 anos, não se pode afirmar que
houve um esgotamento generalizado. Mas pode-se conjecturar ter havido um
abrandamento generalizado.
Dar-nos-á isso alguma pista sobre o «ponto de fuga» dos nossos progressos atléticos?
Fontes: livro de Guillen (1987); sítio Track and Field Statistics
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